Boa tarde!
17/07
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 07 de junho de 2010 - 14h22m

Pesquisa > Suínos

DF: tecnologia para a suinocultura já está disponível na Árvore do Conhecimento, diz Embrapa



Brasília/DF

A cadeia produtiva de suínos, assim como os elevados níveis de consumo do produto não apenas no Brasil como em todo o mundo, reforçam a importância do setor e a crescente necessidade de atualização em função principalmente dos avanços tecnológicos e dos padrões de qualidade cada vez mais cobrados pelo mercado.

Em função do papel deste segmento, considerado um dos mais dinâmicos do país -, inclusive pelos efeitos que causa nas cadeias dos insumos como milho e soja, assim como na indústria, nos transportes, nos serviços, etc -, a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), acabam de publicar na web mais uma fonte de informações relacionadas ao assunto.

Trata-se da Árvore do Conhecimento Suínos, da Agência de Informação Embrapa, que desde do dia primeiro de junho de 2010 está disponível para livre consulta de produtores, empresários, pesquisadores, estudantes e demais públicos que precisem de dados atualizados e confiáveis sobre manejo, material genético, proteção ambiental, nutrição, sanidade e gestão da unidade produtiva – tudo isso organizado em forma de documentos na íntegra e de recursos multimídia.

“A grande estratégia da Embrapa Suínos e Aves para a construção do conteúdo deste instrumento foi mobilizar do conhecimento gerado na Unidade e transformar isso em um material de fácil acesso, amigável”, disse o pesquisador Cícelo Monticeli, editor-técnico do conteúdo da árvore. A organização do trabalho, segundo ele, ocorreu em três eixos: pré produção, produção e pós produção. "Isso representa todo o processo da cadeia produtiva. A nossa intenção foi a de dar uma idéia completa do sistema de produção, envolvendo o antes, o durante e o depois".

Para localizar os temas no ambiente web da Agência de Informação Embrapa, o internauta tem várias opções de navegação: a hiperbólica, ou seja, por meio de uma estrutura ramificada que se move e permite o acesso aos conteúdos de maneira rápida, bastando para isso clicar no título de interesse; a pesquisa por meio da busca avançada, a partir da digitação de palavras-chave; ou por hipertexto, que permite exibição do conteúdo do nó ou subnó, bem como o acesso à pasta de documentos.

A Árvore do Conhecimento Suínos, parte da estratégia de ação resultante da parceria entre a Embrapa e o Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), é a segunda árvore do conhecimento publicada na categoria Criações, que também oferece conteúdo sobre Agronegócio do Leite. As demais categorias são: Cultivos (Arroz, Banana, Cana-de-açúcar, Castanha do Brasil, Feijão, Manga e Trigo); Temáticas (Agricultura e Meio Ambiente, Bioma Cerrado, Espécies Arbóreas da Amazônia e Reprodução Animal. A Agência de Informação Embrapa utiliza tecnologia de informação desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).


Para acessar o conteúdo da Árvore do Conhecimento Suínos, na Agência de Informação Embrapa:
www.embrapa.br/agencia


Fonte: Embrapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r