Boa noite!
16/08
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 07 de junho de 2010 - 16h58m

Eventos > Outros

PB: Sebrae de João Pessoa recebe 1º Salão Estadual dos Territórios Rurais da Paraíba



João Pessoa/PB

O 1º Salão Estadual dos Territórios Rurais da Paraíba acontece nos dias 08 e 09 de junho no Centro de Capacitação do Sebrae em João Pessoa e promoverá a expressão do mundo rural no Estado, evidenciando a potencial economia paraibana. A promoção é da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O objetivo do Salão é socializar a diversidade cultural, econômica e de geração de renda dos territórios bem como favorecer um momento de revelação dos mesmos. Para isso, ações concretas de desenvolvimento rural sustentável serão socializadas com a população, bem como o fortalecimento da agricultura familiar no Estado. O evento vai debater a proposta de territorialização dos diversos programas e políticas públicas do Estado para que se tornem uma estratégia eficaz.

Na programação estão incluídas várias atividades e oficinas de capacitação, a exemplo da oficina de Sistema Estadual de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária; Programa Nacional de Habitação Rural e Crédito de Pescadores Artesanais da Paraíba. O evento ainda disponibiliza ao público, visitação aos stands para conhecer amostras dos produtos oriundos dos Territórios Rurais da Paraíba, além de uma programação cultural.

No primeiro dia do evento acontecerá uma feira, aberta ao público em geral, de Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a partir das 05h00 no estacionamento do Shopping Sebrae. Já o Salão é direcionado aos representantes dos territórios, agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores, gestores públicos, movimentos sociais, Ong’s, representantes de entidades públicas e privadas.

Salão dos territórios
Acontece anualmente em Brasília-DF, o salão nacional dos territórios rurais com o objetivo de trocar experiências sobre as boas práticas territoriais para mostrar a diversidade dos territórios rurais brasileiros e das políticas públicas existentes para a área, a partir da valorização das ações desenvolvidas pelos atores sociais. A tendência é que cada Estado realize o salão estadual com o mesmo objetivo do salão nacional.

Territórios Rurais
Atualmente, os territórios rurais representam, a partir de suas experiências, a concretização do desenvolvimento social com uma visão ampla, articulada, multissetorial e compartilhada pelo Governo Federal, em parceria com governos estaduais e municipais e pelas organizações da sociedade civil na definição das políticas públicas.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 08 (terça-feira)
5h - Feira de Produtos Orgânicos

9h - Credenciamento

10h - Solenidade de abertura do I Salão Estadual dos Territórios Rurais da Paraíba

11h30 - Visita aos Stands - Amostra dos Territórios Rurais da Paraíba

14h - Oficinas Temáticas

19h - Programação Cultural

Dia 09 (quarta-feira)

8h30 - Apresentação das Boas Práticas Territoriais

9h - Reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável - CEDRS

Reunião do Comitê de Articulação Estadual - CAE
14h Anúncio dos Principais Encaminhamentos

15h Programação Cultural


Fonte: Delegacia Federal do MDA/PB














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r