Bom dia!
17/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 07 de junho de 2010 - 17h07m

Eventos > Workshop

MG: Emater promove workshop sobre receitas com hortaliças pouco consumidas



Juiz de Fora/MG

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), regional Juiz de Fora, promoverá nesta terça (8) e quarta-feira (9), um workshop sobre receita de pratos que utilizam hortaliças pouco consumidas, mas bastante tradicionais, como por exemplo, peixinho e ora-pro-nóbis. O evento será destinado a agricultores cadastrados e extensionistas da empresa. O objetivo é que essas pessoas se tornem multiplicadoras do potencial gastronômico destas plantas.

De acordo com a economista doméstica da Emater-MG, Faustina de Oliveira, “A proposta é mostrar a viabilidade dessas hortaliças em pratos diversos e saborosos, além da divulgação dessas espécies”. Ela e a colega Maria da Graça Bragança são as responsáveis pelo workshop, que pretende estimular o consumo dessas hortícolas, hoje quase em extinção. “Essas hortaliças são ricas em vitaminas, minerais e fibras”, completa Oliveira.

A Emater-MG mantém desde novembro do ano passado, em Juiz de Fora, um banco de hortaliças não convencionais, que reúne 13 espécies. Algumas delas originárias de outras regiões do estado e outras, bastante conhecidas no município, devido ao passado de uso frequente e ainda presente em receitas. O projeto, que é desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Prefeitura Municipal, teve inicio em 2009 e pretende disseminar a prática em diversos municípios do estado.

Segundo o coordenador técnico regional da Emater-MG, Noel Aquino, a iniciativa fortalece a segurança alimentar, já que favorece o consumo de um alimento nutritivo. “Esse projeto visa retornar com o consumo de espécies altamente nutricionais, que fazem falta na mesa do brasileiro, ainda mais nas famílias pobres. Isso é uma questão de segurança alimentar”, argumenta.

Além do workshop, está programado para esta quarta-feira (9) um dia de campo com distribuição de mudas de hortaliças. O evento será aberto ao público, na Unidade de Fomento Agrícola, no bairro Linhares, onde está instalada a horta. Também estão agendadas quatro palestras sobre o tema, além de uma degustação de pratos feitos com as hortaliças cultivadas no local.


Fonte: Governo de Minas Gerais














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r