Boa noite!
16/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 07 de junho de 2010 - 18h23m

Eventos > Outros

MG: suinocultores mineiros comemoram participação na Superagro 2010



Suinocultores, autoridades e parceiros marcaram presença no estande “Carne Suína, Sabor de Minas”.


Belo Horizonte/MG

No dia 28 de maio, a cadeia suinícola mineira marcou presença no espaço: “Carne Suína, Sabor de Minas” produzido pela Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) em parceria com: Adeel, Barreirinho, Saudali, Suinco e Gessulli em meio a uma das maiores feiras de agronegócio do país, a SuperAgro Minas 2010 para o lançamento do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura no Estado.

Conduzida pelo jornalista e mestre de cerimônias Ricardo Carlini, a solenidade foi realizada no auditório montado no estande da Asemg e contou com presenças ilustres como: Deputado Estadual Bráulio Braz e o chefe de gabinete Adair Ribeiro Vidal; Paulo Afonso Romano, secretário adjunto da Secretaria da Agricultura; Alberto Duque Portugal, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Sérgio Barroso, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado; Célio Gomes Floriani, chefe de gabinete da Secretaria de Produção e Agroenergia do MAPA; José Nogueira Soares Nunes, vice presidente da Associação Mineira de Supermercados; Marcos Abreu e Affonso Damásio diretor secretário e superintendente técnico da Faemg; João Fernando Almeida do Sebrae Nacional; representando o Sebrae/MG, Afonso Maria da Rocha, diretor superintendente e Fernando Machado Ataíde, coordenador técnico do PNDS no estado; Carlos Francisco Geesdorf, presidente da Associação Paranaense de Suinocultores; Custódio Rodrigues de Castro Júnior, gerente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso; Fernando Gomes Martins, presidente da Coosuiponte; Juarez Rodrigues Sora, presidente da Astap, além dos representantes da ABCS, Fabiano Coser e Lívia Machado.

Finalizando o evento, os senhores: João Bosco Martins de Abreu, representando a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), José Arnaldo Cardoso Penna, representando a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Gilman Rodrigues Viana, secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG), Altino Rodrigues Neto, diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o senhor Roberto Simões , presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas e da Faemg assinaram um protocolo de intenções que objetiva a cooperação entre as entidades para o perfeito funcionamento do PNDS no Estado.

Para o vice presidente da Asemg e membro do conselho da ABCS José Arnaldo Cardoso Penna o apoio das entidades mineiras são imprescindíveis para o bom andamento do PNDS. “Para um projeto com metas arrojadas como o PNDS é preciso unir forças. Ao contarmos com a presenças de lideres de importantes entidades como aconteceu em nossa solenidade de lançamento, vislumbramos um horizonte próspero para a suinocultura em nosso Estado” comentou Penna.

Sábado De Política
O sábado (29/05) foi marcado pela visita do governador Antonio Augusto Anastasia. No espaço “Carne Suína, Sabor de Minas”, o governador conheceu a diversidade de cortes suínos. “Minas Gerais é um estado onde o agronegócio é destaque, contar com a presença do governador em um evento como a SuperAgro reafirma a importância do nosso setor para a economia” comentou João Bosco Martins de Abreu, presidente da Asemg.

Para o governador do Estado, a Superagro é uma realidade positiva em Minas há muitos anos. “É uma grande exposição da riqueza produtora agrícola, agropecuária de nosso Estado. É um mosaico de riquezas que Minas apresenta. Pela importância econômica, temos negócios que ultrapassam R$ 40 milhões, com 60 mil visitantes estimados, 300 mil animais e mais de 300 expositores. Os números são superlativos. O que demonstra de fato a pujança e a riqueza de Minas Gerais”, disse o governador Antonio Anastasia.

Para o superintendente da Suinco Carlos Francisco Martins Lanna Júnior, eventos como a Superagro são de interesse de todo o agronegócio nacional. “ Em grandes feiras como a Superagro temos a oportunidade de receber os nossos parceiros e clientes, bem como de fortalecer o consumo da carne suína através do contato direto com o consumidor final, o que deixa a nossa marca ainda mais fortalecida” disse Lanna Júnior .

Cursos E Palestras
Na segunda-feira (31/05) aproximadamente 40 profissionais de casas de carnes de 10 redes varejistas, a convite do Frigorífico Saudali, receberam orientações do mestre açougueiro Daniel Furtado a respeito da forma correta de realizar cortes suínos, aproveitamento integral da carcaça e embandejamento dos cortes. “Convidamos os profissionais das casas de carnes dos nossos parceiros a conhecerem um pouco mais sobre os cortes que são vendidos pelo Saudali, fazendo com que a carne suína chegue às gôndolas em maior proporção aumentando com isso o consumo desta proteína” explicou Weber Vaz de Melo, diretor comercial do Saudali.

O curso contou com uma introdução teórica onde Daniel Furtado que abordou temas polêmicos que envolvem a carne suína como: saudabilidade, preconceito e falta de informação. Em seguida os participantes do curso foram conduzidos a parte central do estande onde acompanharam o desmembramento de uma carcaça em cortes comerciais e gastronômicos com excelente apresentação. “É preciso orientar os profissionais de açougues a respeito da vasta gama de cortes que podem ser oferecidos ao consumidor final, com este conhecimento os mesmos poderão oferecê-los a seu público, o que irá impactar no aumento do consumo da carne suína” explicou Daniel Furtado.

Na noite do dia 31/05 cerca de 60 médicos, convidados pela Asemg – Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais, puderam conhecer mais sobre o tema: Importância da Carne Suína na Alimentação Humana (um dos temas centrais do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura – PNDS) através da palestra ministrada pelo Dr. Arnaldo J.Ganc, professor da Universidade Federal de São Paulo e chefe do serviço de endoscopia do Hospital Israelita Albert Einstein no dia 31 de maio, durante a Superagro 2010.

De forma didática e simples o médico elucidou os profissionais. “Infelizmente ainda vemos preconceito e desinformação por parte de alguns colegas quando o assunto é o consumo da carne suína. Com esta palestra espero ter ampliados os horizontes e esclarecido dúvidas a respeito do assunto” explicou o palestrante, Dr. Arnaldo J.Ganc.

Após a palestra os convidados participaram de um coquetel temático, onde a grande estrela do cardápio foi a carne suína. “Além de conhecerem de forma teórica os benefícios do consumo da carne suína, os colegas médicos perceberam na prática que o sabor e a saúde podem andar juntos” disse o médico e diretor da Asemg, Dr. Antônio Ferraz.

No dia 01 de junho, cerca de 30 pessoas ligadas à Bolsa de Suínos de Minas Gerais participaram do primeiro módulo do curso: "Negociação Baseada em Estratégia" ministrado pelo engenheiro e negociador internacional José Carlos Martins Ferreira de Melo. “Este curso é parte das propostas de melhorias para a Bolsa de Suínos de Minas Gerais, discutidas no final de 2009 e tem como objetivo aprimorar a performance dos negociadores participantes da Bolsa de Suínos”, explicou João Bosco Martins de Abreu, presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg).

As atividades as atividades tiveram início as 13h00 e foram finalizadas às 18h00. “Este primeiro momento do curso foi bem interessante, tanto para nós produtores quanto para representantes das cooperativas ligadas à Bolsa. Pudemos sanar dúvidas, exercitar nossa capacidade de negociação e receber orientações a respeito de melhorias sobre as mesmas. Tenho certeza que ao final das 16 horas previstas para esta atividade teremos uma Bolsa ainda mais forte” disse José Maria Assunção, diretor da Associação dos Suinocultores do Estado de Mina Gerais(Asemg).

Os demais módulos do curso ocorreram no auditório da Asemg seguindo o cronograma abaixo: 17 de junho: 10h30 às 12h30 e 13h30 às 15h30 , 01 de julho: 10h30 às 12h30 e 13h30 às 15h30 e 22 de julho: 10h30 às 12h30 e 13h30 às 15h30

Dando continuidade à programação da Asemg, ainda no dia 01/05, estudantes e profissionais de nutrição, convidados pela Associação mineira estiveram presentes no Expominas para participarem da palestra “O Impacto Nutricional do Consumo Da Carne Suína e Seu Comparativo com Outras Proteínas ” ministrada pela Dra. Semíramis Martins Domene, professora da Universidade Federal de São Paulo. “Os cursos de nutrição não têm uma matéria que cuide especificamente do tema carnes, muito menos uma que aborde a carne suína, daí a necessidade de fazermos palestras como esta, que elucide e mostre aos nutricionistas e futuros profissionais da área a importância do consumo desta proteína” explicou Dra. Semíramis.

Após houve uma explanação do Diretor de Marketing da ABCS, Fernando Barros apresentando as inúmeras possibilidades do consumo da carne suína. “O objetivo é mostrar às nutricionistas o quanto a carne suína é saudável e que pode ser incluída em dietas e cardápios de restaurantes, escolas e até hospitais”, concluiu o diretor.

Para finalizar a palestra, a gerente da Asemg Sabrina Cardoso premiou a Universidade PUC Minas com uma degustação de cortes suínos na sede da Asemg, pois esta possuía o maior quórum, 45 participantes. Ainda nesta data, a gestora da Asemg selecionou entre os participantes interessados, uma estudante de nutrição para estagiar junto à associação com o objetivo de abrir testes de aceitabilidade para a inclusão da carne suína nas alimentações coletivas, escolares e hospitalares. “Traçamos estratégias de marketing para divulgação das palestras, como a possibilidade do estágio na associação e da premiação da instituição com o maior número de participantes para com isso mostrar a um maior número de profissionais todas as vantagens do consumo da carne suína e consequentemente conseguirmos apoio dos mesmos no aumento do consumo do nosso produto”, comentou Sabrina Cardoso.

Após a aula teórica os nutricionistas conhecerem na prática diversas formas de aplicação da carne suína. “Palestras como a da Dra. Semíramis nos abrem os olhos para novas áreas a serem exploradas no mercado de nutrição, além de nos mostrarem como a falta de informação pode fazer com que um alimento tão saboroso não seja parte integrante dos cardápios brasileiros. Importante salientar que o coquetel oferecido pela Asemg nos mostrou que além de saborosa, a carne suína tem inúmeras aplicações” comentou a nutricionista Silvana Silvanini.


Fonte: Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r