Boa tarde!
17/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 08 de junho de 2010 - 07h07m

Política Agrícola > Safra

RS: verba agrada do Plano Safra, mas acesso a crédito ainda preocupa



Porto Alegre/RS

Apesar de o Plano Safra 2010/2011 ter sido bem recebido pelos produtores gaúchos, lideranças destacaram a necessidade de medidas que garantam o acesso ao crédito. "Enquanto o governo não resolver o acúmulo da dívida e o passado financeiro, fica difícil avaliar o que o Plano Safra vai proporcionar em avanço", avaliou o diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong. Para ele, apesar de positiva, a medida que destina recursos específicos para o médio produtor pode ser uma "grande miragem", uma vez que é este que enfrenta mais problemas de acesso a novos financiamentos.

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, também questionou a ausência de medidas neste sentido. "Recurso saiu, em maior valor até. O problema é a falta de acesso a ele. Isso seria o ato mais importante em nosso entendimento", salientou. Segundo ele, sem condições de contratar verba oficial, o produtor fica a mercê do mercado, que cobra juros muito mais altos. O dirigente estará em Brasília amanhã para negociar itens que ficaram de fora do plano, como o aumento da TEC do arroz e a adequação de preços mínimos, além de acesso aos recursos para os orizicultores prejudicados pelo clima.

Apesar das dificuldades, Schardong considerou as medidas voltadas ao meio ambiente do Plano Agrícola 2010/2011 como um reconhecimento ao empenho do produtor em preservar e utilizar tecnologias e práticas para este fim. "O produtor é considerado o grande vilão. Aos poucos, o governo reconhece o nosso papel. É um grande avanço", destacou. Ele voltou a elogiar medidas como o crédito para armazenagem e destacou a importância dos recursos à comercialização. Os dirigentes concordam que o plano ficou devendo ações de seguro agrícola. "Isso precisa crescer para dar segurança a quem trabalha no campo. Com custo de produção cada vez mais caro, o produtor tem que ter garantias."


Fonte: Correio do Povo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r