Bom dia!
17/02
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 08 de junho de 2010 - 14h01m

Eventos > Outros

TO: Seagro e Conab implantam programa para atender mercado de hortifrutigranjeiros no Estado



Palmas/TO

A assinatura de termo de cooperação técnica entre o governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento garante melhorias nos serviços de atendimento da Ceasa – Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros de Palmas. O termo celebra a implantação do PROHORT – Programa Brasileiro de Modernização do Mercado de Hortifrutigranjeiros. O evento aconteceu nesta terça-feira, 8, às 10 horas, na Ceasa.

Ao assinar o termo, o subsecretário da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Humberto Camelo, lembrou do início da implantação até a atualidade. “A Ceasa hoje é uma realidade. Esse convênio é mais uma ferramenta para facilitar ainda mais o serviço de atendimento as pessoas interessadas na comercialização”, enfatizou.

O superintendente da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento no Tocantins, Vilmondes Castro Macedo, destacou a importância do funcionamento da Ceasa. “Esse programa informatizado que a Central do Tocantins acaba de ser inserida é de fundamental importância, pois a partir de agora passa a compartilhar os dados oficiais para todo o Brasil”, ressaltou.

O programa apresenta diversos mecanismos para melhoria no atendimento da Central de abastecimento. O termo tem como finalidade estimular e coordenar a captação de dados relativos ao processo de comercialização dos mercados atacadistas de hortigranjeiros. A proposta é possibilitar a integração dos seus respectivos bancos de dados, universalizando as informações; favorecer melhorias nos processos de gestão técnico-operacional e administrativa dos mercados atacadistas; agregar inteligência e conhecimentos tecnológicos gerados pelo desenvolvimento do setor, em âmbito nacional e internacional.

A inovação garante ainda melhorias comerciais de acordo com as necessidades e exigências de mercado; prestar assessorias e consultorias em infraestrutura física, tecnológica e ambiental aos mercados atacadistas, resguardada a existência de suporte requerido e estimular a interação do setor com as universidades, órgãos de pesquisa e fomento, instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais e às políticas públicas de abastecimento e de segurança alimentar e nutricional.

Central
A Central, que está em pleno funcionamento, tem demonstrados bons negócios com mais de 8,5 mil toneladas de frutas e verduras comercializadas desde sua inauguração, perfazendo um total de R$ 9 milhões. Em média, a Ceasa comercializa mensalmente cerca de R$ 1,5 milhão em produtos destinados as regiões Central, Norte e Sul do Tocantins, além de estados como São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e o Distrito Federal.

A Central tem proporcionado a abertura de novas oportunidades para os agricultores e atacadistas do Estado do Tocantins, aumentando a geração de emprego, renda, negócios, comercialização e melhoria na qualidade dos produtos que chegam ao mercado. Dentre os produtos comercializados, estão: melancia, melão, quiabo, jiló, maxixe, mandioca e outros produtos do Estado, além daqueles advindos de outros Estados.

Com a assinatura do convênio, a Ceasa Tocantins é inserida no portal da PROHORT – Programa Brasileiro de Modernização do Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa nacional. www.ceasa.gov.br


Fonte: Seagro/TO














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r