Bom dia!
19/08
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 08 de junho de 2010 - 15h39m

Agricultura > Soja

TO: produção de sementes de soja nas várzeas é destaque em produtividade e qualidade do grão, diz Seagro



Palmas/TO

A produção de semente de soja, cultivada nas várzeas tropicais no Tocantins possui suas peculiaridade por apresentar alta qualidade produtiva do grão. Às várzeas no Estado estão localizadas nos municípios de Formoso do Araguaia, Pium, Dueré, Cristalândia e Lagoa da Confusão.

O período do vazio sanitário estabelece o cultivo da soja de 1º de julho a 30 de setembro, obedecendo aos quesitos de sanidade quanto à ferrugem da soja. Nos municípios é permitido o cultivo neste período pelas condições excepcionais de produzirem sementes excepcionalmente de qualidade sanitária.

Segundo a Diretoria de Produção Vegetal da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a sanidade constatada na região de várzeas tropicais deve se as condições climáticas, alta temperatura e baixa umidade relativa do ar e, o sistema de irrigação utilizado – subirrigação, condições que são negativas aos patogenos, resultando daí as sementes de alta qualidade, denominadas naturalmente sadias.

As várzeas tropicais abrangem uma área no Estado do Tocantins de 1,5 milhão de hectare. O potencial zoneado para o plantio nas várzeas tropicais é de 300 mil hectares, numa região que oferece condição impar para a produção agrícola, onde se destaca aspectos edafoclimáticos diferenciados e a sanidade dos grãos colhidos.

Na safra 2009/2010 foram cultivados 61 mil hectares de arroz; a soja cultivada nesta época para a produção sementes possui uma área aproximada de 28 mil hectares; outros grãos: feijão 3 mil hectare e feijão caupi 9 mil hectare, além de outras culturas de grande importância para a região como a melancia.

Embrapa
Na primeira quinzena de agosto será realizada um dia de Campo na Lagoa da Confusão, fazenda Arco-Íris e Dona Carolina, momento em que serão apresentados aos interessados, experimentos nas culturas de feijão, feijão caupi, amendoim, girassol, entre outras.


Fonte: Seagro/TO














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r