Bom dia!
19/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 08 de junho de 2010 - 15h44m

Eventos > Dia de Campo

MG: PMGZ e Núcleo Tabapuã 3 Fronteiras realizam dia de campo



Nanuque/MG

Realizado no dia 03 de junho, como evento integrante da programação oficial da Exposição Agropecuária de Nanuque/MG, o Dia de Campo da 6ª Prova de Ganho em Peso a Pasto Tabapuã Núcleo 3 Fronteiras, na Fazenda Kaylua, em Lajedão/BA. A propriedade está localizada na região da fronteira dos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, e é muito tradicional na pecuária de corte, possuindo rebanho de excelente qualidade e frigorífico exportador para todas as Américas, Europa e Ásia.

O Dia de Campo contou com a realização de uma mesa redonda, composta pelo veterinário da Kaylua Paulo Porto, como mediador; Dr. Armando Leal do Norte; Dra. Walsiara Maffei; Dr. José Ricardo Maio, da Ouro Fino Saúde Animal; Dr. Leonardo, da Sopec Nutrição Animal; Dr. Ronaldo Barbeitos, da Alta Genetics; o Dr. Carlos Adriano, da Fertilizantes Heringer; Dr. Ulisses Rodrigues; o gerente do Escritório Técnico da ABCZ em Vitória, Roberto Winkler e o Gerente de Corte do PMGZ, Lauro Fraga.

Os participantes da mesa apresentaram depoimentos ligados ao aumento da produtividade, preocupação com sanidade do rebanho, resultados prelimares sobre reatividade do Tabapuã, melhores índices reprodutivos, suplementação correta dos reprodutores, valorização comercial dos reprodutores geneticamente melhoradores e maior produtividade das pastagens.

Outro objetivo do Dia de Campo foi apresentar o resultado da prova, bem como os animais classificados como Superiores e Elite e premiar os três primeiros colocados. Foram eles: em primeiro lugar, Jubileu da Kaylua com GMD de 629 gramas, peso aos 550 dias de 407 kg, Circunferência Escrotal de 30 cm e Avaliação de Tipo como Muito Bom. Em segundo lugar, Glicol do Ipê teve GMD de 603 gramas e Peso aos 550 dias de 375 kg e em terceiro ALN 864 com GMD de 558 gramas, Peso ajustado aos 550 dias de 381 kg.

A Prova de Ganho de Peso a Pasto permite testar os animais durante o período da seca e das águas, sendo o mais próximo possível do dia a dia das fazendas pelo Brasil. Durante 10 meses acompanha-se o Ganho Médio Diário, o Peso Calculado aos 550 dias, o Crescimento Testicular e a Avaliação de Tipo, na qual buscam-se animais de conformação frigorífica, aliado ao padrão racial e funcionalidade reprodutiva.

O trabalho complementar do Controle de Ponderal com as Provas de Ganho em Peso tem apresentado linhagens provadas para desempenho, possibilitando aos criadores o uso desta genética melhoradora e consequentemente um ciclo mais curto de produção de carne.

O resultado da prova foi considerado bom pelos organizadores, que realizaram exame andrológico dos animais após o encerramento. Com idade média de 563 dias ou 18,7 meses a pasto, foram obtidos 64% como aptos a reprodução, comprovando a precocidade sexual da raça.

A Central Alta Genetics, como parceira da prova, escolherá um garrote entre os classificados como Elite com sêmen viável para coletar 2.000 doses, que serão distribuídas entre os participantes do Programa e interessados com o intuito de avaliar a progênie deste reprodutor.

De acordo com o Gerente de Corte do PMGZ, Lauro Fraga Almeida, o mercado tem reconhecido o trabalho dos criadores envolvidos com o PMGZ, traduzido por esta ação da Central de Inseminação e pela média dos leilões de reprodutores em 2009, quando se chegou a ter 50% a mais de valorização em touros avaliados.


Fonte: ABCZ














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r