Boa tarde!
23/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 08 de junho de 2010 - 19h39m

Eventos > Congresso

BA: pesquisas com pimenta-longa e amendoim forrageiro são apresentadas em congresso científico



Salvador/BA

Especialistas de instituições que atuam na área de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos em todo o país participam do I Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, em Salvador (BA), no período de 8 a 11 de junho. A realização é da Rede de Pesquisa em Recursos Genéticos Vegetais da Bahia (RGV-Bahia) e Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG), com apoio de diversas unidades da Embrapa, dentre elas a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF).

O Brasil é detentor do maior patrimônio genético do mundo, reunindo 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos existentes no planeta. Os cinco biomas brasileiros retratam esta riqueza, abrigando milhares de espécies animais e vegetais. O uso desses recursos genéticos contribuiu significativamente para o incremento do agronegócio brasileiro, possibilitando o desenvolvimento de cultivares, raças animais e microrganismos para os mais variados fins.

O objetivo é discutir e analisar novos paradigmas e estratégias relacionadas ao acesso, conservação e uso da diversidade genética do país, com foco na garantia da segurança alimentar e promoção da competitividade da agropecuária brasileira. A Conferência “Passado, presente e futuro da agrobiodiversidade no contexto da segurança alimentar e das mudanças climáticas” abre oficialmente o evento, às 18h30 desta terça-feira.

Durante toda a semana serão debatidos temas como políticas públicas em recursos genéticos, legislação para acesso a recursos genéticos, recursos genéticos como estratégia para o desenvolvimento do país, agrobiodiviersidade e dinâmica dos recursos genéticos no contexto da agricultura familiar nas diversas mesas redondas, minicursos, palestras e outras atividades da programação.

O primeiro Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos será um foro privilegiado para a troca de informações na área científica e também para divulgar a importância desta temática para a sociedade brasileira. Os resultados de pesquisas realizadas pela Embrapa Acre com pimenta-longa, pimenta de macaco e amendoim forrageiro estão na pauta de apresentações do evento.

Jacson Rondinelli, pesquisador responsável pelas pesquisas com pimenta-longa na Embrapa Acre, apresenta os trabalhos “Variabilidade genética entre acessos de pimenta-longa do Banco Ativo de Germoplasma para produção de safrol” e “Diversidade genética de populações do Banco Ativo de Germoplasma de Pimenta de macaco”. Há vários anos a Unidde vem pesquisando a cultura com o objetivo de desenvolver um sistema de produção para o Estado do Acre e, mais recentemente, para a obtenção de plantas com maior potencial para produção de safrol.

A pesquisadora Giselle Lessa apresenta quatro resumos expandidos: “Descritores de amendoim forrageiro visando à condução de ensaios de distinguibilidade, homogeneidade e estabilidade”,; “Agrupamento de acessos de amendoim forrageiro baseado na composição bromatológica da biomassa aérea”; “Dissimilaridade entre acessos de amendoim forrageiro quanto à presença de fungos micorrízicos arbusculares”; e “Avaliação de germoplasma de amendoim forrageiro cultivado sob inoculação micorrízica e adubação fosfatada”.

Além das apresentações no Congresso, os pesquisadores também participam do Simpósio Brasileiro de Bancos de Germoplasma, na segunda (7) e terça-feira (8), que antecede o Congresso e reúne profissionais de diversas unidades, envolvidos com o trabalho de coleta, conservação e caracterização de Bancos Ativos de Germoplasma (BAG), locais destinados à manutenção e conservação de material genético. Neste evento, Gisele Lessa coordena a Mesa Redonda: "Recursos Genéticos de Forrageiras em Bancos de Produto" e ministra palestra intitulada "Banco Ativo de Germoplasma de Amendoim Forrageiro".


Fonte: Embrapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r