Boa noite!
16/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 09 de junho de 2010 - 11h26m

Agricultura > Tecnologia

DF: sai zoneamento climático para arroz gaúcho e café baiano



Brasília/DF

Produtores de arroz irrigado no Rio Grande do Sul já têm a disposição os estudos com as melhores condições de plantio do grão para a safra 2010/2011. O zoneamento agrícola de risco climático foi publicado, hoje (09), no Diário Oficial da União, por meio da http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=4&data=09/06/2010">Portaria nº 139. Também foram aprovados, pela Portaria nº 140, os critérios para o cultivo de café na Bahia, safra 2010.

A temperatura do solo é um dos principais condicionantes da semeadura do arroz irrigado no Rio Grande do Sul, por interferir na velocidade de germinação das sementes. O melhor intervalo de temperatura neste caso encontra-se entre 20ºC e 35ºC. Os solos mais aptos para a cultura são os de textura argilosa ou argilosa-siltosa, que reúnem condições de impermeabilidade do subsolo e adequada retenção de água de irrigação. O estado detém, atualmente, mais de 50% da produção brasileira do grão e 80% no sistema irrigado.

Para o café na Bahia, temperaturas médias entre 19ºC e 21ºC são consideradas ideais para o desenvolvimento da planta. De modo geral, o cafeeiro é pouco tolerante ao frio. No estado, a produção está mais concentrada nas áreas de cerrados da região oeste.


Fonte: Mapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r