Boa tarde!
15/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 09 de junho de 2010 - 13h06m

Eventos > Outros

República do Congo: Embrapa Tabuleiros Costeiros atua em cooperação internacional para produção de etanol



República do Congo

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem intensificado ações de cooperação internacional para desenvolver a produção de cana-de-açúcar em países da América e África.

A Unidade alinha seus esforços ao fortalecimento da política de expansão da atuação internacional da Embrapa, por meio da criação de Laboratórios Virtuais (Labex) e de ações de cooperação e transferência de tecnologias para o desenvolvimento da agricultura em outros países.

África
Desde a sexta-feira, 4 de junho, o pesquisador especializado em melhoramento, Marcelo Aguiar, que atua na Unidade de Execução de Pesquisas (UEP) da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo (AL), está em missão de cooperação na República do Congo, na África.

Aguiar está atuando no projeto ‘Formação de Recursos Humanos e Transferência de Tecnologia para Apoio ao Programa Nacional Congolês de Modernização do Setor Sucroalcooleiro’. O projeto é uma das iniciativas que compõem o acordo de cooperação econômica, científica, técnica e cultural entre os governos do Brasil e da República do Congo, em vigência desde 1982.

Entre as ações previstas estão a capacitação de técnicos congoleses nas áreas de gestão de programas públicos e produção de cana-de-açúcar para etanol para implementar programa de modernização do setor sucroalcooleiro, além da identificação e transferência de material genético brasileiro adapatável às condições do país africano.

Com a implementação do Programa Nacional Sucroalcooleiro, o Congo tem priorizado um conjunto de ações para o incremento da produção de cana-de-açúcar, com o objetivo de aliviar a pobreza e promover a estabilização macroeconômica. A criação do programa poderá produzir resultados expressivos para a economia do país, com crescimento do setor rural por meio da produção de cana, e com investimentos no setor industrial de etanol.

Para o pesquisador, a agricultura de energia desponta como uma grande oportunidade para promover mudanças importantes no agronegócio da República do Congo. “Este novo tipo de agricultura é uma oportunidade importante de geração de emprego e renda. Essa modernização deverá agir como um vetor de desenvolvimento para a agricultura de alimentos”, acredita.

América Central
Durante o mês de abril, os pesquisadores Antônio Santiago – coordenador da UEP-Rio Largo (na foto, à dir.), e Manuel Cuenca, especialista em estudos socioeconômicos (penúltimo à dir.), participaram de missão de cooperação da Embrapa a El Salvador, na América Central. Os pesquisadores prestaram apoio na primeira fase de execução do projeto ‘Adoção de tecnologias modernas para a produção de etanol em El Salvador’, desenvolvido pelo Centro Nacional de Tecnologia Agropecuária e Florestal (Centa).

Santiago e Cuenca tiveram reuniões com associações de produtores e visitaram diversas usinas da região de San Salvador e La Libertad. O objetivo foi conhecer de perto as condições agroecológicas atuais da produção de etanol no país e seus possíveis impactos socioeconômicos e ambientais. “O estudo será orientado a identificar as qualidades e deficiências do solo, o clima e o manejo das culturas canavieiras, bem como os diversos atores que intervêm no processo”, disse Santiago.

Os pesquisadores formularão propostas técnicas com orientações para diminuir o risco ambiental e garantir a sustentabilidade dos pequenos e médios produtores.

A missão ao país foi coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pelo Vice-Ministério de Cooperação para o Desenvolvimento de El Salvador.


Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r