Bom dia!
19/08
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 09 de junho de 2010 - 15h07m

Eventos > Treinamento

MG: Epamig capacita técnicos da Emater em diversas áreas



Caldas/MG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está realizando treinamentos em diversas áreas para técnicos da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado de Minas (Emater-MG). Os cursos são realizados através de uma parceria entre as duas empresas e acontecem principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste do Estado.

Durante o mês de maio 17 técnicos da Emater-MG participaram de treinamento no Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, em Caldas, região Sul de Minas. Os pesquisadores Murillo de Albuquerque e Mário Sérgio Carvalho Dias ministraram palestras e mostraram, no campo, os processos de viticultura, passando pelo plantio, sistemas de condução, tratos culturais da videira e controle de doenças e pragas.

Ainda no Sul do Estado, a Fazenda Experimental de Três Pontas recebeu técnicos para treinamentos sobre manejo e criação de bezerros e novilhas e na área de cafeicultura, abordando os microrganismos e a qualidade do café. Os Cursos formam coordenados pelos pesquisadores da Epamig Sul de Minas: Clênderson Corradi de Mattos Gonçalves e Adauto Barcelos.

Já na Fazenda Experimental de Felixlândia, na região Central do Estado, foram realizados, durante o mês de maio, dois eventos para capacitação de funcionários da Emater-MG. Os treinamentos foram na área de bovinos e abordaram temas relacionados à utilização de volumoso (uma mistura de cereais) na alimentação de vacas leiteiras, como confecção de silagem, utilização de cana-de-açúcar na alimentação de ruminantes, produção de feno e planejamento das atividades de produção de leite. Os cursos focaram principalmente da produção de leite a pasto com animais F1. O gado F1 apresenta grande potencial na produção de leiteira.

De acordo com o gerente da Fazenda Experimental de Felixlândia, Arismar de Castro Menezes, os treinamentos fornecidos pela Epamig visam a difusão de tecnologias. “Estamos repassando as tecnologias desenvolvidas pela Epamig que podem beneficiar produtores de diversas regiões de Minas Gerais”, afirma.

Ainda de acordo com Menezes, a Emater-MG possui grande representatividade em Minas Gerais, está presente em quase todos os municípios mineiros. Repassando as novas tecnologias e ensinamentos para os técnicos, fica mais fácil elas chegarem a um número maior de produtores rurais, que são os maiores interessados em todos os projetos desenvolvidos.

Estão previstos mais dois cursos para capacitação de técnicos da Emater-MG por pesquisadores da Epamig. Eles acontecerão entre os dias 12 e 15 de julho e 17 e 20 de agosto na Fazenda Experimental de Felixlândia. Esses treinamentos também são referentes a bovinos, mais especificamente à produção de gado F1. Todos os treinamentos na área de bovinos e produção de F1 integram o Programa Minas Leite, do Governo de Minas.

Os treinamentos são frutos de parceria entre Epamig e Emater-MG e contam também com incentivo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG).


Fonte: Governo de Minas Gerais














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r