Bom dia!
26/09
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 09 de junho de 2010 - 15h34m

Eventos > Congresso

PB: novas variedades de amendoim e de algodão colorido estarão no mercado em 2011



João Pessoa/PB

A Embrapa Algodão, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou ontem (08), uma nova variedade do amendoim - BRS Branco Rasteiro, e outra de algodão colorido – BRS Topázio, de tonalidade marrom claro, no IV Congresso Brasileiro de Mamona (IV CBM) e o no I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas (I SIOE), que acontece até quinta-feira (10) em João Pessoa, na Paraíba. Os eventos são realizados pela Embrapa Algodão (Campina grande-PB), Embrapa Agroenergia (Brasília – DF) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba.

No lançamento, a pesquisadora responsável pela tecnologia de amendoim, Roseane Cavalcanti explicou aos congressistas as principais vantagens e características dessa nova variedade. ”O amendoim branco tem como principal finalidade a produção de energia, por ter 52% de teor de óleo. Já o vermelho e o bege, que tem em média 47%, são utilizados para o mercado de consumo in natura e confeitaria”.

O material desenvolvido é mais precoce do que as demais cultivares rasteiras disponíveis no mercado. “A grande vantagem dessa variedade é ter tolerância à seca e doenças folheares. Além de ser de ciclo curto, com 115 dias, pode ser adotado tanto no manejo de agricultura familiar ou extensiva”, destacou Roseane.

Com relação ao algodão marrom claro, a principal vantagem é de ter mais de 40% de fibra, ser de comprimento mais longo e resistente, disse o pesquisador da Embrapa Algodão, Luiz Paulo Carvalho. Ele salientou que as indústrias serão as grandes beneficiadas com essa nova fibra. Já existe no mercado as cores verde e marrom terra, com variedades já lançadas pela Embrapa.
Outras informações sobre os eventos com as fotos podem ser acessadas no site www.cbmamona.com.br.

Os eventos contam com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Petrobrás Biocombustível, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) da Sudene, do Banco do Nordeste, do Sebrae e Universidade Estadual da Paraíba.


Fonte: Embrapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r