Boa noite!
18/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 09 de junho de 2010 - 15h59m

Cursos > Milho

RS: atualização de tecnologias de produção de milho na região Sul é tema de curso em Pelotas



Pelotas/RS

O repasse de informações e a troca de idéias e de experiências técnicas objetivando qualificar a atuação na agricultura familiar é o objetivo do curso intitulado “Atualização de Tecnologias de Produção de Milho na Região Sul” que está sendo realizado na terça e quarta, 8 e 9 de junho, na Embrapa Clima Temperado. O curso faz parte da campanha regional Colha Mais Milho e participam do evento representantes de empresas, técnicos de assistência e extensão rural.

O evento organizado pela Embrapa Clima Temperado, pela Emater/RS-Ascar, teve início às 9h, com as palavras do Chefe Adjunto de Administração da Embrapa Clima Temperado, José Dias Viana Filho “o milho é um cultivo que faz parte da cultura do nosso povo, mas na nossa região, devido as condições climáticas, as probabilidades de produção são baixas, por isso estamos aqui para levar uma tecnologia inovadora ao produtor”. Também prestigiaram a abertura o gerente regional da Emater, Lair Corrêa e o representante da Feta Jair Bono.

Durante a manhã, o representante da prefeitura de Cristal, Bruno Mirtz, realizou uma apresentação em que demonstrou através de slides a formação, constituição e o momento do solo, utilização de tecnologias, além de enfatizar os sistemas de produção e de colheita do milho.

Em seguida, o representante do Irga/CNPq, Paulo Régis da Silva, palestrou sobre fatores da proteção da produtividade, adubação em milho e componentes do rendimento (caracterizado pelo numero de espigas por hectare, numero de grãos por espiga e peso de grãos). Ele destacou ainda a importância da disponibilidade hídrica na produção.

No período da tarde, o representante da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel demonstrou a campo práticas de regulagem de máquinas. Ainda na parte da tarde o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Giovani Theisen palestrou sobre manejo de plantas daninhas. Encerrando o primeiro dia do curso, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz palestrou sobre manejo de insetos-pragas, com ênfase no controle biológico e preservação do meio ambiente. O painel teve como moderador o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Dori Nava.


Fonte: Embrapa Clima Temperado














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r