Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 09 de junho de 2010 - 16h05m

Eventos > Fórum

RS: qualidade do leite é umas das preocupações no Fórum Nacional de Lácteos em Erechim



Erechim/RS

Pesquisa, conhecimento, assistência técnica, genética, nutrição, sanidade animal, políticas publicas e qualidade foram alguns dos pontos levantados como fundamentais para impulsionar o segmento lácteo no país. Os temas pautaram as discussões do primeiro painel do Fórum Nacional de Lácteos, aberto na noite de ontem (08), no Pólo de Cultura, em Erechim, no qual foi apresentado um panorama da situação leiteira no Brasil e em outros países, além das perspectivas para o setor.

A programação do Fórum prossegue hoje (9), com o Simpósio de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai com palestras técnicas. Serão tratados temas como: Mercado do leite brasileiro e mundial; Experiência da Santa Clara no pagamento do leite por qualidade; Controle estratégico do carrapato e Procedimentos de higienização e normas técnicas dos equipamentos de ordenha.

O painel de abertura reuniu representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Severo, do Sindicato da Industria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), Darlan Palharini, da Fetag, Airton José Hochscheid, o presidente da Sutraf/Sul, Altemir Tortelli, tendo como mediador o doutor Osler Desouzart. Para José Severo, ainda é preciso atentar para a Normativa 51, que preconiza a melhoria da qualidade do leite, entre outras ações. “Precisamos de parcerias para o Programa Nacional de Sanidade do Leite. O secretário substituto da Agricultura, disse que a Secretaria da Agricultura é parceira para ajudar o setor.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Lirio Zarichta, observou que a Instituição há anos desenvolve um trabalho voltado para a capacitação dos agricultores e, através do Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim – Cetre, vem atuando forte na área de capacitação. “Com aporte maior de recursos federais poderia ser expandido ainda mais este trabalho” comentou Zarichta.

Abertura
A solenidade de abertura contou também com a presença do secretário adjunto da Agricultura, Ony Lacerda da Silva, do prefeito, Paulo Polis, deputado estadual, Ivar Pavan, representando a Assembleia Legislativa, do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Artur Martins, do presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Antonio Zanandrea, empresários, lideranças locais e regionais. A Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai é a entidade promotora do evento, com apoio de outras entidades, entre elas, a Emater/RS-Ascar.


Fonte: Emater/RS














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r