Bom dia!
18/07
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 09 de junho de 2010 - 18h30m

Eventos > Outros

SC: Estado formaliza adesão ao Sistema Brasilieiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal



Florianópolis/SC

Nesta quarta-feira (09), o secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Enori Barbieri, encaminhou para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) requerimento de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), integrante do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Com a adesão de Santa Catarina ao Sisbi/Suasa, os estabelecimentos de produtos de origem animal com inspeção sanitária estadual (como frigoríficos, usinas de beneficiamento de leite, entre outros), que forem aprovados através de auditorias, poderão comercializar seus produtos nos demais estados do país, já que atualmente a comercialização é restrita ao Estado de Santa Catarina. A certificação se dará através de um selo de identificação do Sisbi/Suasa.

Os estabelecimentos inspecionados sanitariamente nos municípios terão a possibilidade de serem auditados e, caso aprovados pela Cidasc e Mapa, também poderão comercializar os produtos em todo o país. O secretário lembra que tanto a inspeção estadual quanto a municipal dos estabelecimentos devem ter equivalência com o Serviço de Inspeção Federal.

Até o final deste ano, o Mapa realizará auditorias técnicas e administrativas no Serviço de Inspeção Estadual da Cidasc e nos estabelecimentos certificados pelo Sistema de Inspeção Estadual que pretendem comercializar seus produtos nos demais Estados. A inspeção sanitária nos estabelecimentos de origem animal será executada por veterinários credenciados pela CIDASC, que terá uma equipe de 24 veterinários distribuídos pelo Estado para realizar a fiscalização da execução da inspeção sanitária. De acordo com Barbieri, a Secretaria da Agricultura já apresentou 14 estabelecimentos habilitados a receberem as auditorias.

Em abril, a Secretaria de Agricultura, Cidasc e Conselho Estadual de Secretários Municipais da Agricultura realizaram dez seminários regionais em todas as regiões do estado para esclarecimentos sobre o Sisbi/Suasa à proprietários de estabelecimentos de produtos de origem animal, técnicos e lideranças regionais.


Fonte: Secretaria de Agricultura de Santa Catarina














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r