Boa tarde!
17/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 09 de junho de 2010 - 17h21m

Eventos > Outros

PR: 2º Tecno Peixe reúne 330 pessoas em Palotina



Imagens

2º Tecno Peixe foi promovido pela C.Vale

Foto: Divulgação



Palotina/PR

Peixes bem alimentados enfrentam melhor o inverno. Como as baixas temperaturas costumam ser um adversário poderoso dos criadores, principalmente de tilápias, os especialistas recomendam atenção especial à nutrição antes da chegada do frio. "Os peixes devem estar bem nutridos para ter reserva para gastar porque passam um período sem se alimentar ou não se alimentando", disse o zootecnista João Manoel Cordeiro Alves aos participantes do 2º Tecno Peixe, promovido pela C.Vale, no dia 2 de junho. Se o período frio já tiver começado e os peixes ainda estiverem comendo, o ideal é fornecer ração com concentração nutricional mais alta, com elevado teor de vitaminas e maior digestibilidade de proteínas, recomendou.

Rentabilidade
A rentabilidade da piscicultura passa, além de uma boa nutrição, pelo controle da bacteriose. Os 330 produtores e acadêmicos de aqüicultura do Campus Palotina da UFPR, do Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu) e da Unioeste de Marechal Cândido Rondon presentes ao encontro, na Asfuca de Palotina, ouviram o médico médico veterinário Rodrigo Zanolo dizer que a doença é causada por variações bruscas de temperatura, aumento da quantidade de amônia na água e desequilíbrio nutricional. Para prevenir a bacteriose, a orientação é optar por genética e alevinos de qualidade, e nutrição adequada, com ração de um bom fornecedor.

Oxigenação
O mestre em aquicultura Dariano Krummenauer chamou a atenção para a oxigenação da água. Segundo ele, o produtor deve evitar alimentar os peixes em excesso já que as sobras de ração viram matéria orgânica, que consome o oxigênio dos tanques.

Apoio
O 2º Tecno Peixe da C.Vale contou com o apoio das Rações Guabi, Intervet Schering-Plough Animal Health e da Trevisan Equipamentos Agroindustriais. O diretor-secretário da cooperativa, Darcy Ioris, disse que o evento contribuiu para que os produtores melhorem seu conhecimento e o desempenho da atividade.


Fonte: Ocepar














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r