Bom dia!
26/09
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 09 de junho de 2010 - 19h24m

Eventos > Outros

SP: lideranças mundiais da cadeia produtiva debatem novos caminhos para sustentabilidade da soja



Debates sobre responsabilidade sócio-ambiental, biodiesel e energia renovável marcaram o primeiro dia da V Conferência Internacional de Soja Responsável, que acontece em São Paulo.


São Paulo/SP

“A soja é um grão mágico”. Foi assim que o presidente da Round Table on Responsible Soy Association (RTRS), Jeroen Douglas, iniciou sua apresentação de boas vindas aos participantes da V Conferência Internacional de Soja Responsável que teve início em São Paulo hoje. A abertura também foi marcada pelos discursos de Gustavo Grobocopatel, do Grupo Los Grobo, e Chen Ying, Vice-Diretora do Departamento de Cereais e Óleos, Câmara de Comércio de importações e exportação de alimentos, produtos autóctones e derivados de animais da China (CFNA).

Reunindo os principais representantes do setor, o evento discutiu logo na primeira sessão os desafios da Soja Responsável para a indústria e para atender às exigências do consumidor final, assim como os próximos passos para a diferenciação de mercados complexos. “A busca pela sustentabilidade deve ser um objetivo móvel, não pode deixar de evoluir”, disse Jason Clay, da WWF.

As oportunidades e desafios do biodiesel, a união de forças de multi-stakeholders em prol da sustentabilidade, os métodos de cálculo dos gases de efeito estufa liberados no processo produtivo da soja e as diretrizes de energia renovável também estiveram no cerne do debate.

A programação do dia contou ainda com a apresentação dos resultados dos testes de campo para obtenção da soja responsável. “O cumprimento não será tarefa fácil. Será um processo evolutivo de gestão”, afirmou Alvaro Dilli, da SLC Agrícola, durante o painel no qual pequenos, médios e grandes produtores da Argentina, Brasil, Estados Unidos e Índia compartilharam a experiência da utilização do modelo de produção sugerido na carta de Princípios e Critérios estabelecida pela RTRS em 2009.

O debate segue nesta quinta-feira, 10 de junho, discutindo iniciativas como mesas redondas de multi-stakeholders como novas formas de governança, área de cultivo responsável, tendências de responsabilidade social corporativa na indústria da soja. Após a Conferência, haverá ainda a aprovação da versão final do documento de Princípios e Critérios de produção de Soja Responsável, que será lançado no mercado para produtores interessados em obter a certificação da RTRS.


Fonte: Round Table on Responsible Soy Association (RTRS)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r