Boa noite!
22/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 10 de junho de 2010 - 08h57m

Eventos > Dia de Campo

DF: Dia de Campo na TV exibe plantio de umbuzeiro e mudas nativas da caatinga



Brasília/DF

Sob dois aspectos distintos, a caatinga é o tema principal do Dia de Campo na TV que vai ao ar nesta sexta-feira (11), pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no domingo, 13, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).

Rio São Francisco
A produção de mudas de espécies nativas da caatinga para recompor a mata ciliar de longos trechos no lado pernambucano do rio São Francisco, é o destaque da reportagem do primeiro bloco. Trata-se de um projeto da Embrapa em conjunto com a Codevasf, o Banco do Nordeste e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), numa área de mais de 400 quilômetros de margem do rio.

A iniciativa pretende envolver os agricultores e suas organizações nas ações de contenção das práticas e manejos agrícolas que degradam as margens do rio.

O Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Petrolina – PE já produziu cerca de 350 mil mudas de espécies nativas para plantio na zona ripária do rio. Segundo o agrônomo Rodrigo César Flores Ferreira, esta é uma das mais amplas intervenções de apoio à revitalização da bacia hidrográfica no Submédio do Vale do São Francisco.

Umbuzeiro 
No segundo bloco, o enfoque da matéria é o repovoamento da caatinga com plantio de umbuzeiro, fruteira nativa do semiárido brasileiro, tanto do ponto de vista da preservação da espécie, quanto como opção de renda para os agricultores do semiárido.

O agrônomo Francisco Pinheiro de Araújo, convidado do programa, vai explicar o projeto de enriquecimento da caatinga com plantio de cerca de cinco mil mudas de umbuzeiros em propriedades de agricultores familiares em municípios da Bahia e de Pernambuco. A densidade atual dessa espécie na vegetação nativa em estado original varia de três a nove plantas por hectare. Ele afirma ser viável o aumento desse número para 50 plantas por hectare.

Estudos da Embrapa revelam que nos sertões do nordeste, praticamente não existem plantas novas de umbuzeiro, em parte pela criação extensiva de animais, como os caprinos e ovinos. Além disso, no sertão da Bahia, uma rede de pequenas fábricas de processamento de frutos já exporta doce cremoso e geléia de umbu, entre outros produtos.

O Dia de Campo na TV sobre "Plantio de umbuzeiro e produção de mudas nativas da Caatinga" tem a produção da Embrapa Semiárido (Petrolina - PE), Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília – DF) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal) - Domingo às 8h (Saiba como acessar)
TV Educativa São Carlos / SP (canal 48) às quintas-feiras - 18h30
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras - 22h
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados - 8h

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – www.embrapa.br/liv. A matéria principal do programa pode ser vista também no site www.embrapa.br/diacampo.


Fonte: Embrapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r