Boa tarde!
23/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 10 de junho de 2010 - 09h01m

Eventos > Feira

DF: Feira Brasil Rural Contemporâneo tem montagem a todo vapor em Brasília



Brasília/DF

Descarrega, leva e traz, corta, solda, martela, monta. Já está "a todo vapor” a construção da estrutura da VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo, que vai reunir na concha acústica em Brasília(DF), de 16 a 20 de junho, a diversidade regional e a riqueza cultural do meio rural brasileiro em um só lugar.

E que lugar! Localizada na orla o Lago Paranoá, o anfiteatro a céu aberto da capital Federal é um canteiro em plena atividade com cerca de 1,5 mil trabalhadores se revezando em turnos para montar cerca de 20 tendas, 650 estandes de exposição. São mais de 15 espaços temáticos para recepcionar os visitantes para os cinco dias do maior evento da agricultura familiar da América Latina.

O arquiteto e encarregado técnico da obra, Koji Maruyama, dá uma dimensão do evento. Segundo ele, já entraram e saíram mais de 200 caminhões de materiais e equipamentos. Deverão ser gastos algo como 15 mil m² de lonas, 18 mil m² de estrutura tubular para pisos, totalizando 30 mil metros de área construída. “Já descarregamos 30 carretas de estrutura metálica e mais 35 caminhões de pisos. Até hoje já chegaram aqui mais de 200 caminhões “, diz.

Firmeza e acessibilidade
O piso da VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária é outro destaque, garantindo sustentação mas também sustentabilidade. Feito de placas de OSB, (oriented strand board), além de resistentes, são confeccionados com sobras madeira de reflorestamento.

A arquiteta responsável, Valéria Motta de Paula, ressaltou que outra preocupação do evento foi valorizar os aspectos naturais e garantir a acessibilidade. “Incorporamos as árvores do local e fizemos dois platôs, com vários acessos em rampas suaves para amenizar o desnível natural de 3,8 metros. Nossa ideia foi garantir um espaço amplo para toda a família, valorizando a beleza do lugar e de acordo com a proposta da feira, de garantir um ambiente sustentável”, diz.

A força da Agricultura Familiar
O Brasil Rural Contemporâneo é o maior evento da América Latina de exposição e venda de produtos da agricultura familiar. Ao todo, nas seis edições realizadas desde 2004 – quatro em Brasília (DF) e duas no Rio de Janeiro (RJ) – cerca de 700 mil pessoas compraram e saborearam produtos e se deliciaram com espetáculos e apresentações culturais. Em maio deste ano foi realizada uma edição especial em Porto Alegre (RS).

Montada no Cais do Porto, a Feira recebeu cerca de 160 mil visitantes e proporcionou negócios de R$ 11 milhões.
A Feira reflete a importância do setor para a economia do País. No Brasil há mais de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, que respondem pela produção de 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros. O Censo do IBGE/2006 aponta que a agricultura familiar é responsável por sete em cada dez ocupações no meio rural, contando com apenas 24,3% da área total dos estabelecimentos rurais. Os agricultores familiares produzem 87% da mandioca consumida no Brasil, 70% do feijão, 58% do leite e 46% do milho.

O Brasil Rural Contemporâneo é um evento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Incra, com patrocínio de Petrobras, Sebrae, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, BNDES, Eletrobrás, Itaipu Binacional, Sebrae, Anfavea, Ufrabio e Itambé. E conta com apoio do Instituto Latinoamérica para o Desenvolvimento da Educação, Ciência, Arte e Cultura e do Governo do Distrito Federal.

Mais informações: http//www.mda.gov.br/feira2010


Fonte: MDA














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r