Boa noite!
16/08
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 10 de junho de 2010 - 09h18m

Eventos > Dia de Campo

MT: dia de campo mostra vantagens da integração entra lavoura, pecuária e floresta



Sinop/MT

O Dia de Campo do 4º Simpósio Regional de Agronegócios da 26ª Exponop reuniu ontem (09) aproximadamente 350 pessoas entre estudantes, produtores rurais e profissionais da área do agronegócio. O foco principal tratado pelos técnicos e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

O projeto ILPF propõe a recuperação de pastagens e lavouras com problemas de produtividade. Há dez anos é adotado por alguns agropecuaristas. A Fazenda Dona Isabina, em Santa Carmem (MT), do presidente da Comissão de Agricultura da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Agenor Pelissa, é umas das pioneiras na utilização da rotatividade da produção animal com o milho safrinha.

O assessor agronômico, Luciano Godoy, explica que para viabilizar o processo o custo é mais elevado que o modo convencional, mas segundo ele, o retorno é significativo. “O retorno econômico ocorre até três anos depois do investimento”, explicou. “Existem linhas de créditos especificas do governo para o agricultor que deseja inserir o projeto na sua propriedade”, completou.

Sobre o estudo de cria de animais, o coordenador da pesquisa realizada pelo departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eduardo Henrique Bevetorit Kling, falou, durante o Dia de Campo, sobre os resultados obtidos com animais da raça Nelore e Tucura. Kling enfatizou a alimentação do gado com mineral e suplemento. “Tem animal que ganha cerca de um quilo por dia. Hoje com a tecnologia o animal pode ir para o abate a partir dos 12 meses. O que normalmente acontece dos 36 aos 42 meses”, disse. “A eficiência do sistema está em ter um bom pasto”, acrescentou.

O pesquisador ainda destacou a vantagem que o agricultor tem em utilizar a área o ano inteiro. “A qualidade do pasto melhora o aproveitamento da lavoura, gera um custo menor e otimiza a produção. O que antes era lixo, hoje é alimento para os animais”, explicou.

O acadêmico do 5° período de Zootecnia da UFMT, Tiago Adriano Simioni, participa do Dia de Campo há três anos. Ele disse que muitos alunos não conhecem o sistema e a prática proporciona um esclarecimento melhor. “Ajuda a construir uma ideia e me qualifica para o mercado de trabalho quando me formar”, explicou.

Para o estudante do 2° período de Agronomia da UFMT, Samuel Giovanoni Detoni, que participa pela primeira vez, o aproveitamento fora da sala de aula facilita o aprendizado. “Eu comecei a faculdade sem noção de nada e estar direto no ambiente me ajuda a entender melhor”, destacou.

O Engenheiro Agrônomo e pesquisador da Embrapa - MT, Flávio Jesus Wruck, falou sobre as perspectivas de aumentar o número de produtores que utilizam o sistema em Mato Grosso. “Atualmente a estimativa é de que um em cada dez produtores no médio Norte utilizam o sistema”, disse.

Wruck destacou que muitos produtores de Mato Grosso estão em fase experimental. É o caso do agropecuarista, Guilherme Bustamante, que esteve presente no Dia de Campo e mostrou o modo como trabalha com o sistema. “No dia seguinte da colheita já começo a tratar o solo para melhorar o pasto no período da seca”, explicou.

De acordo com informações da Embrapa o ILPF alia produção com sustentabilidade. A recuperação dos 50 milhões de hectares de pastagens degradadas existentes atualmente no País depende da adesão em massa.


ILPF

É uma tecnologia que permite a produção, na mesma área, de grãos, carne, leite, energia e madeira.

O Dia de Campo encerra a programação do 4º Simpósio Regional de Agronegócios da 26ª Exponop, promovida pela Acrinorte.

A Exponop tem patrocínio da Crystal, Vianorte, Supermercados Machado, Frigobom, Arroz Urbano, Frialto, Casa Rural, Rodobens, Contra Fogo, Sinop Tintas, Netgraf, Tortuga, Colonizadora Sinop, Grupo Guarapari, Moto Ideal e Dorane Magazine, além de apoio da Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal de Sinop, Governo de Mato Grosso, Governo Federal e a apoio da Faça Web Sites, EVO e City Lar.


Fonte: Exponop














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r