Boa tarde!
17/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 10 de junho de 2010 - 13h46m

Eventos > Outros

CE: Embrapa Caprinos e Ovinos inicia atividades em comemoração aos 35 anos de atividades



Sobral/CE

No próximo dia 13 de junho, a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), completa 35 anos de trabalho em prol do desenvolvimento da caprinocultura e ovinocultura brasileiras.

Durante todo o segundo semestre de 2010 serão realizadas atividades em comemoração à data. A primeira delas, dia 14 de junho, será um dia de campo para os empregados da Unidade no Setor de Compostagem, local onde são tratados os resíduos orgânicos dos animais em consonância com a política de gestão ambiental da Embrapa. A compostagem é um processo de decomposição, biológico e controlado, de transformação de resíduos em adubo. A prática permite a eliminação de carcaças de animais mortos, evitando a contaminação do meio ambiente e a propagação de agentes infecciosos. Os empregados também vão visitar a fábrica de ração, onde é feita a mistura dos ingredientes para compor a ração dos animais da Unidade.

Ainda em referência ao aniversário, será realizado um almoço com música ao vivo que contará com a participação da senadora Patrícia Saboya. Ela se reunirá com os empregados e receberá uma placa de agradecimento pelos recursos de emenda parlamentar da bancada cearense. A verba, no valor de R$ 3 milhões, será aplicada na modernização da infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento, aquisição de equipamentos para o laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos e para a construção do Centro Tecnológico de Transferência e Difusão de Conhecimentos e Tecnologias. A senadora conhecerá os laboratórios de Ciência e Tecnologias de Alimentos e Sanidade (Patologia Clínica) da Unidade.

A Embrapa Caprinos e Ovinos
A Embrapa Caprinos e Ovinos tem a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da caprinocultura e da ovinocultura em benefício da sociedade. A Unidade conta com uma base física, equipada com laboratórios para pesquisas em alimentos (leite e carne), em nutrição animal, em proteômica e biologia molecular, em transferência de embriões, em tecnologia de sêmen, em virologia, em bacteriologia, em patologia clínica e imunodiagnóstico, em parasitologia, e em histopatologia. Os laboratórios integram o Núcleo de Biotecnologia de Sobral (Nubis), que reúne ainda os laboratórios da Universidade Federal do Ceará, os da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e os do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará situados na cidade.

Em 2002, a Embrapa Caprinos e Ovinos criou núcleos nas regiões Centro-Oeste e Sudeste com o objetivo de atender a demanda das cadeias produtivas de caprinos e ovinos nessas regiões com ações de prospecção, articulação, elaboração e condução de programação conjunta de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Caprinos e Ovinos e demais parceiros.

Em oito anos de atividades, algumas das ações empreendidas pelos núcleos foram o estabelecimento do Arranjo Produtivo Local de Ovinocaprinocultura em Campo Grande (MS); pesquisas para aprimoramento de biotécnicas reprodutivas, em sistemas de produção de ovinos e para o melhoramento genético de caprinos leiteiros; eventos como o Cabrafest (Coronel Pacheco, MG) e workshop de ovinocultura nos Cerrados (Campo Grande, MS) e ações de fomento e promoção da imagem.


Fonte: Embrapa Caprinos e Ovinos














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r