Bom dia!
19/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 10 de junho de 2010 - 15h34m

Eventos > Outros

DF: missão vai aos EUA discutir metodologia de análise em carne processada



Brasília/DF

Missão com técnicos da Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá aos Estados Unidos, no período de 21 a 25 de junho, para discutir a metodologia aplicada no país na análise de carne bovina processada exportada para aquele mercado.

A decisão foi tomada durante reunião dos técnicos do Ministério da Agricultura com representantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), em Washington, nos dias 7 e 8 de junho, que debateu o controle do uso de ivermectina usada na carne destinada ao país.

“Na próxima missão, os profissionais visitarão um laboratório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em Athens (Geórgia), para trocar experiências. No nosso País, o controle de resíduos de ivermectina é realizado no fígado dos animais e os americanos verificam esse quesito na carne industrializada”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Nelmon Oliveira da Costa.

Diante das notificações recebidas pelos Estados Unidos sobre a violação do nível de ivermectina permitido pela legislação americana, o Ministério da Agricultura elaborou um plano de ação. O objetivo é reforçar a fiscalização e o monitoramento desse resíduo em carne bovina. Entre as medidas estão a ampliação do número de testes em amostras na matéria-prima, declarações formais dos fornecedores sobre o uso correto da medicação que contém ivermectina e o destaque para os prazos de carência, que devem ser obedecidos para o abate do gado, após ter usado o medicamento.

“Além disso, vamos promover campanhas de educação sanitária sobre o uso de drogas veterinárias em propriedades rurais envolvendo associações de produtores, indústrias frigoríficas, farmacêuticas, bem como órgãos oficiais”, ressalta o secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim.

De acordo com Costa, o retorno das exportações de carne bovina processada ao mercado americano dependerá da validação pelo Ministério da Agricultura dos Planos de Ação para monitoramento desse tipo de resíduo em cada estabelecimento produtor que exporta carne processada para aquele mercado.

Ivermectina
É uma substância de baixa toxicidade para o ser humano, usada na pecuária bovina para controle de parasitas internos e externos, sendo oficialmente aprovada para uso no Brasil e também nos Estados Unidos.


Fonte: Mapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r