Boa tarde!
19/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 10 de junho de 2010 - 17h04m

Eventos > Dia de Campo

SP: 6º Dia de Campo do Eucalipto em Botucatu reúne mais de 500 participantes



Imagens

Dia de campo reuniu engenheiros florestais, agrônomos, técnicos florestais e agrícolas, estudantes e produtores rurais

Foto: Divulgação



Botucatu/SP

A sexta edição do Dia de Campo do Eucalipto, realizado pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, no dia 09 de junho, foi considerada um grande sucesso pelos organizadores.

Mais de quinhentos inscritos participaram do evento, incluindo engenheiros florestais, agrônomos, técnicos florestais e agrícolas, estudantes e produtores rurais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e até uma delegação vinda do Paraguai.

O evento buscou levar aos inscritos as novas tecnologias de produção e estratégias de comercialização do eucalipto. “Nossa intenção foi apresentar ao público o que há de mais moderno em termos de plantio, mostrando aos produtores como obter uma fonte maior de renda e quais os tratos necessários para a implantação da cultura”, afirmou o professor Carlos Frederico Wilcken, coordenador do evento.

A busca de conhecimento sobre a cultura de eucalipto foi o principal motivo para a grande presença de público no Dia de Campo. “Vim aqui para aprender mais e estou surpreso com a qualidade do evento, pelo ótimo conteúdo das dinâmicas e pela organização”, afirmou Djalma Benício, viveirista da cidade de Coromandel, em Minas Gerais. “Já plantei eucaliptos com a cara e a coragem, sem maiores orientações. Com o que aprendi hoje certamente adotarei alguns procedimentos diferentes que devem melhorar a produtividade da minha propriedade”, contou o produtor Pedro César Fortes, do município de Itatinga. “O evento também é uma oportunidade para conhecer outras pessoas do setor e até fazer negócios”, complementou.

O Dia de Campo também agradou quem atua no setor acadêmico, como o doutor em Irrigação e Drenagem Handrey Borges Araújo, que colaborou com os docentes da FCA na oficina “Eucalipto adensado para a produção de bioenergia”. “É um evento de difusão de tecnologia e a programação é feita para suprir as demandas do setor produtivo, mas também da área acadêmica”.

O evento também contou com as oficinas “Visita técnica ao experimento de procedência de E. grandis” e “Tratamento de mourão com Preservativos”. O Dia de Campo apresentou ainda palestras sobre temas como pragas e doenças; nutrição mineral em plantações de eucaliptos e controle de qualidade em plantios.

Dentre as atividades no campo, na área de produção da Fazenda Lageado, aconteceram demonstrações de técnicas de combate de incêndio, demonstrações de técnicas do plantio de eucalipto, com práticas sobre aplicação de herbicida, formicida, adubação e preparo de solo; avaliação de plantio de eucalipto com 1, 2 e 3 anos de idade; monitoramento nutricional do eucalipto e dinâmica de uso de motosserra.

O Dia de Campo do Eucalipto foi uma realização da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Eucatex S/A e Conflor - Empresa Junior de Consultoria Florestal, com apoio da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).


Fonte: FCA/Unesp














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r