Boa noite!
15/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 10 de junho de 2010 - 17h39m

Publicações > Livros

MG: Ufla lança livro sobre planejamento e gestão da propriedade cafeeira



Três Pontas/MG

“Planejamento e Gestão da Propriedade Cafeeira” é o título do livro que será lançado durante a Expocafé, que a Epamig realiza nos dias 15 a 18 deste mês na Fazenda Experimental em Três Pontas, Sul de Minas. Os autores da nova publicação são os professores Ricardo Sousa Sette, José Geraldo de Andrade e José Eduardo Reis Leão Teixeira, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Segundo Ricardo Sette, o livro fornece informações para que os cafeicultores possam ampliar seus conhecimentos na área de administração e tomar decisões que garantam a sua sobrevivência e sustentabilidade na atividade cafeeira. “O livro foi escrito para os cafeicultores, em linguagem simples, enfoque prático, mas com respaldo científico”, afirma o professor, que diz que a obra pretende ser um auxiliar do cafeicultor na execução de suas atividades. “Com 163 páginas, ilustrações, esquemas e figuras, é um livro acessível e atrativo, que demonstra como aplicar a gestão na condução das lavouras”, completa.

De acordo com os autores, o conteúdo do livro mostra a importância da administração profissional no mundo atual, abordando o contexto das organizações, o ambiente e os fatores determinantes na tomada de decisões; trata da administração da propriedade rural, suas áreas e recursos, o processo administrativo, os níveis e o processo de decisão, além da administração para a qualidade. “A tônica do livro é mostrar como fazer um planejamento com ênfase nos planejamentos estratégico, gerencial e operacional”, informam.

O livro descreve, também, como se faz a organização de uma propriedade cafeeira, relatando a estruturação física e de pessoal, a definição e a padronização de processos e de tarefas, as melhorias dos processos e a estruturação do cronograma físico. Finalmente, ensina como desenvolver sistemas de controle para uma propriedade cafeeira, enfatizando a coleta de dados, o controle dos serviços e da produção e as ações corretivas necessárias para garantir a consecução dos objetivos propostos.

Para o professor Rubens José Guimarães, responsável pelo Setor de Cafeicultura do Departamento de Agronomia da Ufla, a comunidade científica e os técnicos que atuam na cafeicultura brasileira foram brindados com uma obra construída por pessoas de grande conhecimento em planejamento e festão da propriedade cafeeira. “O conteúdo tem aplicabilidade no dia-a-dia enfrentado pelos cafeicultores, tornando o material essencial para aqueles que buscam a eficiência, eficácia e sustentabilidade na produção de café”, avalia.


EXPOCAFÉ

A Expocafé 2010 será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, numa área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas. O evento permite aos produtores buscarem novas tecnologias e fundamentos necessários ao desenvolvimento da cafeicultura. É o maior evento nacional de transferência de tecnologia e de extensão do agronegócio café.


Fonte: Epamig














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r