Boa tarde!
10/12
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 11 de junho de 2010 - 09h54m

Eventos > Seminário

CE: Embrapa Meio-Norte lança a feijoada ligth de carne caprina



Imagens

Feijoada ligth de carne caprina

Foto: Divulgação / Embrapa Meio-Norte



Fortaleza/CE

A feijoada light de carne caprina defumada, desenvolvida pela Embrapa Meio-Norte, será uma das atrações da abertura do XIV PecNordeste – Seminário Nordestino de Pecuária e da Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, no Centro de Convenções de Fortaleza, nesta segunda-feira 14. Os eventos, que vão até o dia 17 deste mês, reúnem pesquisadores, produtores e expositores de praticamente todo o País.

Criada pelo pesquisador Geraldo Magela Carvalho com o apoio do analista Marcos Jacob Almeida e da culinarista Conceição Alves, a feijoada light é o prato ideal para quem quer distância de muitas calorias e do colesterol LDL, conhecido como “ o mau colesterol”. A carne caprina tem, a cada 100 gramas, 122 calorias, 23 de proteínas, 2,6 gramas de gordura total, 0,8 de gordura saturada e 3,3 microgramas de ferro.

Uma feijoada light para 15 pessoas leva um quilo e meio de feijão-preto; 500 gramas de costela de caprino; 300 gramas de lingüiça de caprino; quatro pés de caprino; um rabo de caprino; 200 gramas de músculo de caprino, todos defumados; orégano, alecrim, cominho, pimenta-do-reino moída e corante, uma colher de sopa de cada; uma xícara de chá de vinagre branco; um tomate, uma cebola, um pimentão; uma xícara de chá de cheiro-verde picado; e duas colheres de sopa de azeite de oliva.

Para preparar a iguaria, é necessário deixar o feijão de molho por 3 horas. Em seguida, cozinhá-lo por 20 minutos em uma panela de pressão e depois reservá-lo. Corte a carne em pequenos pedaços e lave em água corrente. O tomate, a cebola, o pimentão e o cheiro-verde devem ser cortados em pequenos pedaços e separados em porções, inclusive o sal e o corante.

Tempere a carne com as ervas e o corante e acrescente o vinagre e os temperos. Aqueça o azeite em uma panela de pressão e refogue meia xícara de cheiro-verde. Misture a carne e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até ficar macia. Em seguida, junte a carne ao feijão reservado e deixe cozinhar até engrossar o caldo. Por último, prove o sal, acrescente o restante do cheiro-verde e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Sirva com arroz branco, farofa, couve-folha refogado e laranja fatiada.


Fonte: Embrapa Meio-Norte














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r