Boa noite!
14/12
 

Notícias

Voltar
Sexta-feira, 11 de junho de 2010 - 14h38m

Eventos > Feira

RN: Expofruit 2010 chega ao seu último dia



Mossoró/RN

Uma vitrine da fruticultura da região para os mercados nacional e internacional. É desta forma que a 14ª edição da Feira Internacional de Fruticultura Irrigada (Expofruit) chega ao seu último dia, no Centro de Exposições de Mossoró (Expocenter)

A Feira, que se iniciou na última quarta-feira (9) com a expectativa de impulsionar a retomada de bons indicadores econômicos nas exportações das frutas produzidas no Estado, é um dos principais eventos do Calendário de Exposições Agropecuárias da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).

Segundo o titular da Sape, Francisco das Chagas Azevedo, a fruticultura é uma atividade que está em constante sintonia com o mercado internacional.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor nacional de melão e responde, hoje, por mais de 70% de todo o melão exportado do Brasil para a Europa. Além disso. "Somos também o segundo maior exportador de banana, de mamão, de castanha de caju e de melancia", destacou das Chagas.

Para ele, o sucesso do setor se deve, sobretudo, às ações do Idiarn para manter o Rio Grande do Norte como área livre de mosca-das-frutas. "O Idiarn tem um corpo técnico eficiente e que recebeu, por exemplo, a chancela do Foud and Drugs Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos responsável pela fiscalização internacional para a entrada de produtos de origem animal e vegetal naquele país", disse.

Recuperação
Depois da crise econômica de 2009, este ano aparece mostrando que o mercado mundial, especialmente o europeu, que é o maior comprador das frutos do Rio Grande do Norte, já está apresentando melhora.

E para o êxito desta perspectiva, os produtores apostam nos resultados positivos das Rodadas Nacionais e Internacionais de Negócios durante a Expofruit, que neste ano foram promovidas durante os três dias do evento. Isso porque as Rodadas reúnem em um mesmo espaço os integrantes da cadeia produtiva com o objetivo comum de

Além das Rodadas de Negócio, a Expofruit 2010 também contou com Seminários Científicos, Palestras Tecnológicas, III Seminário Internacional do Comércio Justo, II Fórum Internacional da Fruticultura, IV Encontro da Agricultura Familiar, II Festival Gastronômico AgroSabor e Encontro de Gestores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN).

A Feira teve como tema "Misturas do Brasil, a origem dos sabores" e contou com 200 empresas, distribuídas em 300 estandes. A Expofruit é uma promoção pelo Comitê Executivo de Fitossanidade (Coex), Sebrae e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).


Fonte: Sape/RN














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r