Bom dia!
20/07
 

Notícias

Voltar
Sábado, 12 de junho de 2010 - 18h29m

Política Agrícola > Algodão

DF: Brasil e EUA chegam à fase final e acordo é sinalizado



Brasília/DF

As negociações entre Brasil e Estados Unidos chegaram à fase final. Os norte-americanos sinalizaram com mudanças nos subsídios aos produtores de algodão em reunião encerrada ontem em Washington, confirmaram fontes envolvidas no assunto. O conteúdo das ofertas não foi revelado. Os contatos seguem nos próximos dias por telefone.

Os técnicos vão apresentar a conclusão das negociações aos ministros que compõem a Câmara de Comércio Exterior (Camex) na quinta-feira. Se os ministros decidirem que o acordo alcançado é suficiente, o Brasil pode adiar a retaliação até 2012, quando o Congresso dos EUA vai discutir a reforma da Farm Bill (Lei Agrícola).

A negociação quase terminou em impasse no fim de maio, quando os EUA disseram que não avançariam mais. Foram necessárias mais duas rodadas de discussão: uma em São Paulo, na semana passada, e outra que terminou anteontem em Washington.

"Estamos na fase final da negociação, mas não completamos o processo ainda. Os ministros vão decidir se o que alcançarmos será suficiente para prorrogar a retaliação até 2012", disse o diretor do departamento econômico do Itamaraty, Carlos Cosendey. Ele não detalhou o andamento das negociações.

O Brasil venceu um processo contra os EUA na Organização Mundial de Comércio, que condenou os subsídios aos produtores de algodão. Os EUA não retiraram o apoio aos agricultores e a OMC autorizou a retaliação.


Fonte: Diário de Cuiabá














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r