Boa tarde!
17/07
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 - 11h18m

Política Agrícola > Soja

MT: vazio sanitário da soja em Mato Grosso começa amanhã



Cuiabá/MT

O vazio sanitário, que começa amanhã (15), este ano pode ter resultados ainda melhores em função da estiagem que está ocorrendo em algumas regiões de Mato Grosso. A análise é do gerente técnico da Associação de Produtores de Soja e de Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Luiz Nery Ribas. Durante 3 meses, os produtores ficam proibidos de semear, cultivar ou deixar qualquer planta da oleaginosa nas propriedades.

A proibição do plantio foi estabelecido pela Comissão de Defesa Sanitária Vegetal, que reúne 20 entidades entre produtores, pesquisadores e outros, para evitar que pragas sejam transmitidas de uma safra para outra.

Este será o quarto vazio sanitário e, segundo Nery Ribas, sem ele a produtividade em soja estaria comprometida. "Os pesquisadores e nós chegamos à conclusão de que o vazio garante a produção de soja no Estado. Sem a chamada ponte verde, ou seja, planta, os fungos não sobrevivem".

A fiscalização é feita pelo Instituto Nacional de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) que percorre as propriedades e, quando é encontrada alguma plantação de soja, notifica o produtor e estipula um prazo para a eliminação da vagem. O descumprimento implica em multa de acordo com a dimensão da área plantada.

Ribas diz que além da fiscalização, uma campanha de conscientização é feita para propagar os benefícios do vazio. Quanto às boas expectativas sobre o vazio sanitário deste ano, o gerente da Aprosoja explica que na safra 2009/2010 a ferrugem asiática se alastrou pelas plantações favorecida pelo excesso de chuva. Mas para a próxima safra, a estiagem no Estado acaba contribuindo para a contensão da praga.


Fonte: A Gazeta














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r