Boa tarde!
10/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 - 14h14m

Cursos > Outros

SP: cursos de graduação de Esalq recebem equipamentos de microscopia



Investimento da Pró-reitoria de Graduação da USP aumenta em 30% o número de microscópios na Escola e proporciona melhoria no atendimento aos alunos.


Piracicaba/SP

No próximo semestre, estarão disponíveis 50 novos microscópios aos quase dois mil alunos de graduação da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/Esalq). A Pró-reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo disponibilizou uma quantia de R$150 mil para as unidades de ensino e a ESALQ foi contemplada, ainda em 2009, com verba destinada para a reestruturação do ensino de graduação, a ser alocada na compra de equipamentos multi usuário.

A proposta então foi adequar a estrutura de microscopia da Escola, que apresentava alguma defasagem em nível de graduação. Para viabilizar o melhor destino do aporte, a Comissão de Graduação (CG) da Esalq montou um grupo com cinco professores, composto por Antonio Augusto Domingos Coelho e Mateus Mondin, ambos do departamento de Genética (LGN), Marcílio de Almeida, do departamento de Ciências Biológicas (LCB), Gilberto José de Moraes, do departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) e Mario Tomazello Filho, do departamento de Ciências Florestais (LCF).

Durante um ano e meio fora feito um mapeamento das condições de ensino de graduação no setor de microscopia. "Encaminhamos para os departamentos um questionário para levantarmos dados sobre o patrimônio existente, as condições desses equipamentos, como era executada a manutenção e qual a expectativa do departamento com relação a esses equipamentos. Além disso observamos se os departamentos continham salas de microscopia adequadas", conta Mateus Mondin.

Com base nas informações, foram identificadas as demandas principais e os equipamentos foram alocados nos departamentos de Genética (LGN), Ciências Biológicas (LCB), Fitopatologia e Nematologia (LFN), cada um recebendo 10 unidades. Outros 20 ficarão no departamento de Ciências Florestais (LCF) e serão utilizados nas aulas práticas, em diversas disciplinas do curso de Engenharia Florestal, como Biologia e Identificação de Madeiras e Dendrologia. "Os benefícios dos microscópios são inúmeros, principalmente, pela possibilidade de substituição de equipamentos antigos, com restrições de análises e observações microscópicas da estrutura das diferentes partes das árvores de diferentes espécies florestais", observa o professor Mario Tomazello.

Segundo o professor, com a renovação dos equipamentos, os alunos poderão desenvolver inúmeras aulas práticas de estrutura anatômica da madeira, identificando células e tecidos, além das observações da estrutura interna das raízes, folhas, sementes. "As disciplinas relacionadas com a Fisiologia das Árvores e da Ciência e Tecnologia da Madeira deverão, certamente, implementar práticas de interesse a partir da possibilidade de uso de microscópios modernos, com ampla gama de recursos de análise de diferentes materiais. Não somente os alunos do Curso de Graduação em Engenharia Florestal serão beneficiados, mas, sobretudo, as disciplinas correlatas ministradas por docentes do Departamento de Ciências Florestais, aos alunos do Cursos de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas", complementa Tomazello.

Os novos microscópios atenderão as disciplinas Biologia Celular, Citogenética, Zoologia e Parasitologia, Botânica Sistemática e Morfologia Vegetal, oferecidas nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências dos Alimentos e Ciências Biológicas. "Esse material representa um aumento de 30% com relação ao que a Escola dispunha anteriormente e significa um grande avanço no ensino de graduação", finaliza Mateus Mondin.

Graduação na Esalq
Atualmente, 2008 alunos estão matriculados nos seis cursos de graduação da Escola. São eles: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, e Gestão Ambiental.


Fonte: Esalq














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r