Bom dia!
19/08
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 - 14h29m

Eventos > Seminário

AL: apicultores participam de seminário em Maceió



Maceió/AL

Cerca de 200 apicultores alagoanos participaram na sexta-feira (11) do Seminário de Apicultura, que teve como tema “A Apicultura como Instrumento de Inclusão Social e Geração de Emprego e Renda”. O evento, realizado pelo Sebrae em Alagoas, teve como objetivo conscientizar os participantes sobre as oportunidades de negócios na apicultura, apresentando aspectos técnicos, sociais e legais.

Durante o evento, os participantes puderam conferir palestras que abordaram temas como “Síntese do Projeto: Desenvolvimento e Cidadania, Panorama da Apicultura Alagoana” e “Como vender para o governo”, entre outros.

De acordo Adriana Gonçalves, analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no estado, que ministrou a palestra sobre compras governamentais, a idéia foi apresentar novas formas de comercialização do mel e seus derivados. “O objetivo da palestra é sensibilizar os produtores através das comunidades a vender para as prefeituras, para o governo e outros potenciais clientes”, disse Adriana.

Troca de experiências
Para Adriano Medeiros, coordenador do Projeto de Implantação da Apicultura (Apis Mellífera) em Sistema Agroecológico Sustentável, pelo Instituto Naturagro, o seminário servirá como troca de experiências entre os apicultores. “Eles poderão trocar informações, adquirir conhecimento através das palestras, e assim ampliar suas técnicas para resultar em mais geração de emprego e renda”, disse.

Segundo o presidente do Instituto Naturagro, José Crisólogo de Sales, o evento também foi uma oportunidade de integrar as 13 comunidades beneficiadas pelo projeto para que elas tenham conhecimento sobre o desenvolvimento do setor em suas regiões. “A primeira fase do projeto é de implantação de informações; a segunda é a de consolidação e ampliação das colmeias e a terceira, de comercialização geral da produção. Queremos trabalhar bem cada etapa e, no que diz respeito a informações e preparação do pessoal, este evento irá contribuir muito”, explicou Sales.

No seminário estavam presentes produtores dos municípios de Maragogi, Novo Lino, Porto Calvo, São Luiz do Quitunde, União dos Palmares, Atalaia, Murici, Girau do Ponciano, Jequiá da Praia, Cacimbinhas e Flexeiras. “Pretendemos sensibilizar esses produtores, principalmente na necessidade de fortalecer o setor e oferecer serviços e produtos diferenciados, como por exemplo, a Própolis Vermelha”, disse a coordenadora do Arranjo Produtivo Local Apicultura no Sertão pelo Sebrae em Alagoas, Rúbia Barbalho.

O apicultor do município de Girau do Ponciano, que faz parte da Associação Girauense dos Apicultores e Protetores do Meio Ambiente (Agapma), José Cícero Barbosa, destacou, ainda, que as participações netes evento têm contribuído para o desenvolvimento de sua atividade. “Tenho quatro colmeias e já participei de quatro capacitações como esta. Com o conhecimento adquirido nestes momentos tenho conseguido bons resultados”, revela.

O evento, realizado na sede do Sebrae em Alagoas, em Maceió, foi uma parceria com o Instituto Naturagro, com patrocínio da Petrobrás pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r