Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 - 18h23m

Cursos > Apicultura

SC: cursos alavancam piscicultura continental no Estado



Florianópolis/SC

É seguindo o pensamento “não damos o peixe; ensinamos a cultivar” que a Epagri, em parceria com outras entidades, tem impulsionado a piscicultura de água doce no Estado.

A base do trabalho está em cursos profissionalizantes oferecidos a produtores e técnicos. “Nos últimos 25 anos, a produção catarinense cresceu 260 vezes. Isso se deve à excelência do produtor, à pesquisa e à extensão rural, com ações de assistência técnica e cursos profissionalizantes”, destaca Fernando Silveira, técnico em piscicultura da Epagri/Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap).

Embora essa capacitação tenha sofrido descontinuidade por falta de recursos financeiros, a união de forças entre a Secretaria de Estado da Agricultura e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) possibilitou o desenvolvimento de um projeto voltado para cursos específicos na área. O projeto recebeu R$ 640.290,00 para a realização de cursos para produtores rurais e técnicos (da Empresa e externos) ao longo de 2009 e 2010. A Epagri foi contratada para executar o trabalho.

Nas aulas, os produtores aprendem a tecnologia de cultivo, passando pela construção de viveiros e a gestão da atividade. “Em uma semana, o produtor descobre se a atividade é adequada para a propriedade dele”, explica Fernando.

Dependendo da região, o curso ministrado é sobre peixes de águas mornas (carpas e tilápias) ou sobre peixes de águas frias (trutas).

O objetivo da Epagri é ampliar a produção e a produtividade e transformar cada vez mais produtores coloniais em profissionais. “Colonial é aquele que não tem produção regular e geralmente trabalha com açudes, sem controle de entrada e saída de água. Já o profissional trabalha com viveiros, que têm controle de entrada e saída de água, o que ajuda a proteger o meio ambiente”, explica Fernando.

Os interessados nos cursos devem procurar o escritório da Epagri mais próximo. Mais informações com Fernando Silveira, pelo telefone (48) 3239 8044 ou pelo e-mail fernando@epagri.sc.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .


Fonte: Epagri














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r