Boa tarde!
23/07
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 - 18h43m

Eventos > Congresso

MA: pesquisas em agricultura familiar é tema de congresso



São Luís/MA

As experiências das pesquisas em agricultura familiar desenvolvidas pela Embrapa Cerrados – unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Planaltina (DF), serão apresentadas no VIII Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção, que será realizado, de 23 a 25 de junho, em São Luis (MA).

Com o tema "Agricultura Familiar: Crise Alimentar e Mudanças Climáticas Globais", o evento abordará as seguintes áreas temáticas: Experiências com metodologias inovadoras, Sistemas de Produção Sustentáveis, Manejo de Recursos Naturais e Serviços Ecossistêmicos, Extrativismo e Desenvolvimento Territorial.

O Congresso é uma realização das unidades da Embrapa – Cerrados, Agroindústria Tropical e Meio Norte - e da Universidade Estadual do Maranhão. Além da I Feira Tecnológica de Arranjos Produtivos Locais do Maranhão, que ocorre em paralelo ao Congresso, as políticas públicas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural também serão discutidos no IV Encontro da Rede de Estudos Rurais, que ocorrerá, em Curitiba (PR), de 6 a 9 de julho.

O pesquisador da Embrapa Cerrados João Roberto Correia, membro da Comissão Organizadora, explica que a o intercâmbio de experiências práticas, que acontecerá no Congresso, será completado com as discussões teóricas da Rede de Estudos Rurais. “Nesses eventos, os sistemas de produção são pensandos em conjunto, englobando questões sociais, econômicas e ambientais”, ressalta.

As pesquisas com agricultores familiares desenvolvidas pela Embrapa Cerrados estão voltadas para busca de alternativas para a melhoria dos sistemas de produção adotados em pequenas propriedades. Entre os trabalhos que serão apresentados no Congresso, nos dias 24 e 25 de junho, sobre metodologias participativas e inovadoras estão os executados nos municípios de Unaí e Alto Rio Pardo, ambos em Minas Gerais.

A equipe de pesquisadores que desenvolvem projeto de pesquisa em Unaí apresentará o trabalho “Metodologia multicritério de apoio à decisão como ferramenta para avaliação de sistemas de cultivo com agricultores familiares”. A partir das experiências em Alto Rio Pardo, os pesquisadores apresentarão os trabalhos “Iniciativa de estruturação de um modelo de unidade de observação de policultivos adaptadas às condições de agricultures” e “Procedimentos metodológicos para
identificação dos guardiões da agrobiodiversidade em comunidades de agricultores familiares no Norte de Minas”. Este último desenvolvido em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Estão inscritos no Congresso, 150 trabalhos, entre artigos, resumos expandidos, pôsters e apresentação oral. Entre os artigos, 25 serão selecionados para publicação no Cadernos de Ciência e Tecnologia, na edição de dezembro. Mais informações sobre o Congresso poderão ser obtidas pelo endereço:www.cnpat.embrapa.br/sbsp
.


Fonte: Embrapa Cerrados














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r