Bom dia!
19/08
 

Notícias

Voltar
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 - 18h56m

Eventos > Tecnologia

DF: Prosa Rural da Embrapa aborda Integração Lavoura-Pecuária-Floresta



Brasília/DF

Uma estratégia de produção sustentável que pode diversificar a renda do agricultor familiar. Essa é uma das definições do sistema de produção denominado Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), tema do Prosa Rural desta semana. O pesquisador da Embrapa Acre, Tadário Kamel, explica as possibilidades e vantagens e como o produtor rural deve se preparar para começar a fazer a integração entre as atividades agrícolas, pecuária e florestal em sua propriedade.

O sistema é uma alternativa para conciliar a produção de animais, madeiras, frutos e outros produtos, em uma mesma área. Entre outras vantagens, as árvores podem oferecer sombreamento e ajudar na adubação natural dos solos. “Um dos grandes benefícios é a possibilidade de produzir grãos e na mesma área implantar pastagens, o que garante uma diversificação de renda para o agricultor. Mas as vantagens não são apenas econômicas, com esse sistema nós temos controle da erosão e aumento da produtividade, o que reduz a pressão pela abertura de novas áreas naturais”, explica.

Segundo o pesquisador, produtores rurais que têm pastos degradados podem utilizar a integração lavoura-pecuária para recuperar essas áreas. “A pastagem degradada oferece a ocasião ideal para realizar a integração lavoura-pecuária-floresta, podendo-se plantar o milho, por exemplo, e introduzir as árvores. Dessa maneira, teremos agricultura nas entrelinhas das árvores e haverá recuperação do solo para futuras pastagens”.

Já os agricultores que possuem área de cultivo podem obter vantagens com a introdução de árvores, pois a madeira pode ser uma fonte alternativa de renda no futuro. “Os resultados tem mostrado que espécies arbóreas inseridas junto com cultivos agrícolas se beneficiam do preparo do solo, do efeito residual da adubação e tem desenvolvimento melhor”, afirma.

No quadro Fala Produtor, o programa traz o depoimento do agricultor João Evangelista Ferreira, o João Paraná, de Senador Guiomard (AC), que planta milho e feijão nas entrelinhas de árvores nativas da Amazônia. “Uma das coisas que me animaram a usar esse sistema é a necessidade de fazer reflorestamento, e essa é uma forma de ir reflorestando e plantando para tirar a nossa subsistência”. Outro produtor de Senador Guiomard que também aprova este sistema é José Melo. Ele utilizou o pasto para plantar andiroba, uma árvore nativa que fornece frutos para extração de óleo e madeira com grande apelo comercial, e o bordão de velho, leguminosa que ajuda na adubação da pastagem. “Faz dez anos que planto árvores na pastagem e observo a tranquilidade do gado nos horários mais quentes do dia. Por volta das dez horas todos estão na sombra das árvores”, declara.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), com a participação das Unidades e apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Para ouvir
Em Rio Branco, o Prosa Rural é veiculado na Rádio Aldeia FM (96,9), no sábado às sete horas da manhã e também na Rádio Alvorada AM, de segunda à sexta-feira, às 5 horas da manhã. Em Cruzeiro do Sul, os interessados podem sintonizar a Rádio Verdes Florestas (AM 940K), na segunda-feira, às 7h15, na Rádio Integração (99,9 FM), no domingo, às 7 horas e Rádio Juruá (100,9 FM), a partir das oito horas. O programa também é veiculado em rádios paceiras de Taraucá, Feijó, Sena Madureira e Xapuri, também é possúivel ouvir pelo site do Prosa Rural www.embrapa.br/prosarural .


Fonte: Embrapa Acre














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r