Bom dia!
14/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 15 de junho de 2010 - 07h10m

Outros > Clima

RS: temperatura reforça La Niña



Porto Alegre/RS

Pela primeira vez desde agosto de 2009, a temperatura de superfície do Oceano Pacífico atingiu -0,5° C, valor inicial para caracterização de La Niña. Embora seja um forte indicativo da ocorrência do fenômeno, os dados divulgados pelo órgão oficial de meteorologia do governo dos Estados Unidos precisarão se manter, pelo menos, nos próximos três meses para se confirmar efetivamente o La Niña. Até a semana passada, as temperaturas eram consideradas neutras entre -0,4°C e 0,4°C, o que formalizou o fim do El Niño.

De acordo com o diretor-geral da MetSul Meteorologia, Eugenio Hackbart, a transição de El Niño para La Niña foi muito rápida. "Até abril, estávamos com El Niño e já temos condições de La Niña em junho, após um período relâmpago de neutralidade no oceano." O fenômeno historicamente traz redução da chuva no Rio Grande do Sul, especialmente durante o verão. No inverno, as massas de ar frio tendem a ser mais intensas e frequentes.

O agrônomo da Emater, Dulphe Pinheiro Machado Neto, diz que a recomendação para os produtores de milho é que antecipem ao máximo o plantio para escapar da estiagem. Ele destaca que deve ser respeitado o zoneamento entre 21 de julho e 20 de janeiro, a temperatura do solo e as características regionais. "Em julho, há previsão de frio rigoroso para algumas áreas, e, em agosto, de clima mais ameno, ideal para o plantio."


Fonte: Correio do Povo














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r