Bom dia!
14/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 15 de junho de 2010 - 10h40m

Eventos > Feira

SP: pecuaristas lançam “carne de grife” durante a Feicorte



São Paulo/SP

Destaque pela produção de carne de qualidade, a pecuária de corte sul-mato-grossense caminha a passos largos e lança a primeira “carne de grife” do Estado: o Selecion Novilho Precoce MS. O lançamento ocorrerá dia 17, às 15h durante a 16ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – Feicorte2010, em São Paulo, SP.

Produzida por um grupo de produtores reunidos pela Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce, o produto é resultado de uma aliança mercadológica com o grupo francês Carrefour.

A parceria com o grupo varejista iniciou no ano de 2000 e conseguiu unir três importantes elos da cadeia produtiva: o pecuarista, o frigorífico e o varejo. Com um volume de abate que já soma 336.208 bovinos abatidos em 10 anos – comercializados com o selo de Garantia de Origem (G.O), certificado de origem implantado pelo Carrefour em 1.999 –, a parceria foi ampliada para uma nova linha e produtos que dentro do segmento da “marca própria” (Produtos Carrefour), que passa a ser comercializada como Selecion Novilho Precoce MS.

“O lançamento de uma marca vem ao encontro do que sempre almejamos. É o reconhecimento da qualidade do produto que diariamente produzimos em nossas fazendas. É muito gratificante, e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para nós da Associação, a garantia de uma carne saudável e saborosa para os consumidores que a cada dia só aumenta suas exigências quanto aos alimentos que adquire”, afirma o pecuarista e presidente da Novilho Precoce MS, Nedson Rodrigues, “Com exceção da Região Sul, seremos responsáveis por toda a produção de novilho precoce comercializado pelo Selecion no Brasil”.

Para o Gerente Nacional de Produtos com Garantia de Origem do Carrefour, Daniel Pereira Alexandre, o lançamento da marca própria da carne é mérito a ser compartilhado entre o grupo e os pecuaristas da Novilho Precoce MS. “Garantir aos nossos consumidores um produto de qualidade é nossa missão. Agora, quando esse produto é fruto de uma parceria de tão longa data e agrega a credibilidade do Carrefour, G.O e Novilho Precoce MS, é uma satisfação que só mesmo uma marca pode resumir”, ressalta Daniel.

Até o fim deste mês o Selecion Novilho Precoce MS estará a disposição do consumir nas lojas do Carrefour em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e na Capital Federal. Porém, em caráter de teste, desde o dia 14 de maio uma primeira escala já se encontra disponível nas gôndolas do Carrefour Interlagos (SP).


SOBRE A NOVILHO PRECOCE MS

A criação de gado para o abate precoce iniciou em Mato Grosso do Sul através de um programa estadual criado em 1992. Foi então que os pecuaristas que já produziam um “produto diferenciado” se organizaram e criaram em 1998 a Novilho Precoce MS.

Visando atender à crescente demanda por carne bovina de “qualidade” comprovada e com “identificação de origem” nos mercados nacional e internacional, a Novilho Precoce MS proporciona aos seus atuais 210 associados condições diferenciadas para a negociação de seus animais, mediante o estabelecimento de “alianças mercadológicas”, como é o caso do Grupo Carrefour, com o qual possui uma parceria comercial que já se estende por dez anos.

“O programa também propiciou a mudança do comportamento tecnológico da bovinocultura de corte ajustando-a as exigências dos mercados mais exigentes quanto ao bem estar animal e viabilidade econômica, ambiental e social”, detalha o médico veterinário da Secretaria de Produção do Estado Marivaldo Miranda (Seprotur), integrante do grupo técnico que idealizou e executa até hoje o programa em nível estadual.

O amadurecimento profissional e o avanço da produtividade dos associados a Novilho Precoce MS possibilitaram após 11 anos de trabalho a formalização de uma nova parceria com o Grupo Bertin – hoje JBS. Desde julho de 2009, vigora um contrato para “compra e venda” de bovinos para o abate anual de 65 mil animais. Para aferir a qualidade da carne produzida, através da parceria, foi realizado no mês de maio um abate técnico para exportação que reuniu 1.491 machos precoces, com faturamento de R$ 2,1 milhões em dois dias de abates.

Outra recente parceria foi firmada no início do ano com Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec S.A), estatal vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, que validou em propriedades associadas o funcionamento do primeiro semicondutor com tecnologia e produção brasileira para o agronegócio, o “Chip do Boi”.

Focado em produzir “qualidade”, a Novilho Precoce MS lançou no mês passado um projeto de suporte técnico aos associados: o Serviço de Assessoria Técnica (SAT). O programa abrange um pacote de serviços a serem executados por instituições parceiras e profissionais qualificados em todo o processo produtivo abrangendo nutrição animal, manejo geral, pastagens, gestão da propriedade e sanidade animal, por exemplo.

Por fim, associado ao SAT a Novilho Precoce MS também caminha para implantar protocolos de certificação da propriedade, iniciando pelas Boas Práticas Agropecuárias (BPA – Bovinos de Corte), programa idealizado pela Embrapa Gado de Corte.

Só nos primeiros cinco meses desse ano a Associação abateu 39.308 bovinos dos quais 13.229 na parceria com o Carrefour. Ano passado o volume total abatido somou 79.001 animais, sendo 47.152 destinados à aliança mercadológica com o grupo varejista. Nos anos anteriores os abates na parceria somaram 39.425 animais (2008), 48.373 animais (2007), 47.754 (2006).


Fonte: Feicorte 2010














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r