Boa tarde!
17/08
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 15 de junho de 2010 - 11h28m

Política Agrícola > Alimentos

DF: cuidados para comprar amendoim são essenciais, alerta o Mapa



Brasília/DF

O amendoim é ingrediente essencial em comidas típicas das festas juninas, como pé-de-moleque, paçoca e canjica. Para comprar um produto de qualidade e garantir que a receita fique “no ponto” é preciso observar algumas características. De acordo com o coordenador de Vegetais Processados e Industrializados do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, André Bispo Oliveira, o consumidor deve verificar se o amendoim está classificado, ou seja, com especificações de grupo, classe e tipo, estampadas na rotulagem.

“A preferência deve ser para amendoim e seus derivados que estejam prontos para o consumo, com procedência especificada na embalagem, considerando que esse tipo de produto obedece aos controles oficiais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura”, alerta André Oliveira.

O amendoim mal conservado representa perigo, já que a substância tóxica produzida, o fungo aflatoxina, pode aparecer quando o produto não foi bem seco e escolhido ou armazenado em lugar úmido.

Qualidade
O amendoim colocado à disposição do consumidor passa por controle de qualidade e segurança ao longo da cadeia produtiva, baseado na Instrução Normativa Nº 3, de 29/03/2009. A IN estabelece procedimentos para fatores importantes, como a necessidade de cadastramento de todos os agentes da cadeia produtiva da oleaginosa. O amendoim in natura também é submetido à classificação de identidade, qualidade, embalagem e marcação, estabelecidas pela Portaria Nº 147, 14/07/1987. Essa norma determina a qualidade física, em função dos aspectos visuais, e a obrigatoriedade de submeter uma amostra do lote de amendoim à análise laboratorial.


Fonte: Mapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r