Boa tarde!
17/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 15 de junho de 2010 - 11h48m

Agronegócio > Arroz

RS: exportações de arroz apresentam recuperação em maio, diz o Irga



Imagens

Foto: Divulgação / Irga



Porto Alegre/RS

Em maio, segundo dados do Mdic, as exportações brasileiras de arroz, base casca, alcançaram 45,5 mil toneladas, um crescimento de 31% sobre o mês de abril e mais de três vezes o volume alcançado em março, conforme mostra o gráfico, o que representa uma média mensal superior a 30 mil toneladas em 2010.

Entretanto, em relação ao mesmo período do ano anterior, os embarques em relação a maio foram inferiores em 23%, e 36% no acumulado de 2009, quando o país bateu recorde histórico nas exportações do cereal. O principal destino do arroz brasileiro continua sendo o continente africano com 61%, com destaque para Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau.

Mesmo com elevado grau de dificuldades, devido ao câmbio desfavorável e o mercado internacional com preços mais baixos e menor liquidez e portanto, reduzindo a competitividade do produto brasileiro. “A cadeia produtiva continua focada nas exportações e desenvolvido grande esforço para manter os mercados conquistados nos últimos anos”, destacou Rubens Silveira, diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Silveira acredita que no ano safra 2010 as exportações deverão superar as previsões oficiais, estimadas em 300 mil toneladas. As previsões iniciais indicavam exportações de 500 mil toneladas, que foram alteradas no último levantamento divulgado pelo Mapa.


Fonte: Irga














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r