Bom dia!
11/12
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 15 de junho de 2010 - 14h40m

Eventos > Feira

RO: concurso leiteiro é destaque na 3ª Feira Regional da Agricultura Familiar, em Buritins



Buritis/RO

Buritis foi fundada em dezembro de 1995. De lá para cá seu crescimento foi absurdamente gigante. Com uma população estimada em, aproximadamente cinco mil habitantes, saltou para 34.693 habitantes (estimativa do IBGE). Uma cidade com potencial agropecuária e uma população que cresceu cerca de 700% em pouco mais de dez anos, exigiu uma assistência técnica mais efetiva e, com apoio do governo estadual lá instalou-se mais um escritório da Emater, para orientar e levar as políticas públicas de desenvolvimento do setor produtivo.

O resultado dessa ação pode ser visto na 3.ª Feira Regional da Agricultura Familiar. Uma parceria entre o governo estadual, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Emater e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), e da Prefeitura local através das secretarias municipais, de Agricultura e de Ação Social e Trabalho, levou produtos da alimentação básica, produzidos nas propriedades para serem expostos durante o evento.

Para o secretário da Seagri, Evaldo de Lima, que prestigiou o evento, a realização de feira “é muito importante para o município, pois é uma oportunidade para que os agricultores mostrem sua produção e a potencialidade local”. Acompanhado do diretor técnico e de planejamento da Emater, José Tarcísio Batista Mendes, o secretário ressalta a importância da Emater na orientação aos agricultores, lembrando que “isso só foi possível porque vivemos um governo voltado para a agricultura, e compromissado com o desenvolvimento produtivo do Estado”.

Concurso Leiteiro
Paralelamente à Feira da Agricultura Familiar, a Emater realizou o Concurso Leiteiro, já tradicional e presente na maioria das Feiras Agropecuárias do Estado. Segundo o médico veterinário Gustavo Vasconcelos Ribeiro, responsável pelo Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite) na região de Ariquemes, o concurso contou com a participação de 15 animais, sendo dez para a categoria vacas e cinco na categoria novilhas.

O grande vencedor da festa o agricultor Dante Antonio Neto, que levou a premiação com seus dois animais nas duas categorias: na categoria vaca, venceu o animal de nome “cara branca”, com uma produção de 43,425 litros de leite nos três dias e, na categoria novilha a vencedora foi “mulatinha”, com produção de 31.100 litros de leite.

O técnico agrícola Alan Campos Oliveira, da Emater/Buritis conta que além de vencer o concurso, “mulatinha” foi a maior atração do concurso, “pois ela é uma F1”, disse referindo-se à filha de uma animal inseminado, no Projeto Inseminar. “Em Buritis já são cinco as F1 paridas”, complementa Gustavo.

Para o gerente local, Valdemar Gomes da Rocha, o momento foi de satisfação, tanto por parte da equipe da Emater, como dos agricultores participantes, pois mais uma etapa foi vencida e com sucesso.

O secretário Evaldo Lima visitou os animais participantes do concurso e ressaltou a importância do Projeto Inseminar para que outros animais possam chegar ao resultado obtido com a novilha “mulatinha”. Após o evento o secretário seguiu em viagem para acompanhar o governador João Cahulla, pelo interior do Estado onde foram realizados assinaturas de ordem de serviço para asfaltamento urbano e entrega de tratores e implementos.


Fonte: Governo de Rondônia














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r