Boa tarde!
17/07
 

Notícias

Voltar
Terça-feira, 15 de junho de 2010 - 14h59m

Política Agrícola > Cana-de-Açúcar

SE: governo sergipano inicia pagamento do ‘Mão Amiga’ a trabalhadores da cana



Aracaju/SE

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realizará nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17, a partir das 8h, a entrega de cartões de crédito para 1.850 trabalhadores envolvidos com o cultivo da cana-de-açúcar em 12 municípios sergipanos.

Além da validação de documentos e da abertura de uma conta Banese, os trabalhadores inclusos no Programa ‘Mão Amiga’ receberão a 1ª parcela do benefício assistencial no valor de R$ 190. O investimento do Estado nesta fase da iniciativa ultrapassa R$ 1,4 milhão.

Inspirado numa iniciativa do Governo de Pernambuco, o programa nasceu de uma preocupação do Governo de Sergipe para reduzir os efeitos negativos causados pela ausência de trabalho nas regiões de cultivo da laranja e cana-de-açúcar durante os meses da entressafra.

Para isso, a iniciativa garante, através de recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza, uma renda complementar durante os meses de novembro e fevereiro para a cultura da laranja e entre os meses de maio e agosto para a cana-de-açúcar. Ao todo, 28 municípios e 10 mil famílias sergipanas serão beneficiadas pelo programa.

Em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), a Seides ofertará para esses trabalhadores rurais duas qualificações, a primeira voltada para o social e, a segunda, para o profissional.

Com a qualificação social eles terão oportunidade de fazer capacitações em cooperativismo, associativismo e empreendedorismo, e em comercialização e marketing agrícola. Já com a qualificação profissional, os trabalhadores rurais poderão se instruir sobre agroecologia, farmácia viva, formação de pragueiros, fruticultura e horticultura.

A entrega de benefícios para os trabalhadores rurais da cana contará com a participação de um técnico da Seides e outro da Setrapis na quarta-feira, 16, nos municípios de Japoatã, Areia Branca, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Capela e Laranjeiras. Na quinta-feira, 17, será a vez de Muribeca, Siriri, Pacatuba, Rosário do Catete, Maruim e Riachuelo.


Fonte: Governo de Sergipe














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r