Boa tarde!
17/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 07h52m

Agronegócio > Soja

Argentina: em ano de safra recorde, China preocupa produtor de soja



Buenos Aires/Argentina

Com a colheita praticamente encerrada, os produtores de soja da Argentina comemoram um resultado superior às previsões mais otimistas. De estimativas iniciais em torno de 48 milhões de toneladas, a produção final da safra 2009/10 alcançará "com grande segurança" 55 milhões de toneladas, um número recorde, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em seu último relatório semanal. Já foram colhidos 98,6% dos 19 milhões de hectares plantados. Houve perdas de apenas 350 mil hectares.

A grande interrogação, agora, é se a China voltará a comprar óleo de soja da Argentina nos volumes anteriores. Em abril, o governo chinês determinou a suspensão de novas encomendas. A justificativa é técnica, mas se dá como certo que se tratou de represália à avalanche de medidas antidumping aplicadas por Buenos Aires a produtos industriais "made in China".

Com isso, a Argentina arrisca um negócio que deveria render de US$ 1,5 bilhão a US$ 2 bilhões às suas exportações neste ano. Parte dos embarques foi desviada à Índia, mas a preocupação é tamanha que o governo argentino mandou uma comitiva de altos funcionários a Pequim, há duas semanas, na tentativa de buscar uma solução. (DR)


Fonte: Valor Econômico














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r