Bom dia!
16/07
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 13h19m

Eventos > Workshop

SP: mercado de leite atrai especialistas para workshop em Ribeirão Preto



Em Ribeirão Preto, encontro discutiu eficiência na produção e reprodução de gado de leite


Ribeirão Preto/SP

O crescente consumo interno de leite e a queda nos custos de produção vão garantir bons lucros aos pecuaristas em 2010. A afirmação é de Paulo Cardoso Martins, pesquisador da Embrapa, que participou do II Workshop de Produção e Reprodução de Gado de Leite, promovido nos dias 10, 11 e 12 de junho pela Ourofino Agronegócio.

“A demanda de alimento no país deve superar os 7% de previsão de crescimento do PIB e a estratégia para garantir esse aumento é o investimento em tecnologia”, disse o especialista, lembrando que o crescimento na demanda não deve refletir no aumento do preço pago ao produtor, já que a oferta também segue em alta.

Martins abriu o ciclo de palestras, apresentando as perspectivas para o mercado mundial de leite. “O Brasil tem grande diferencial positivo entre os países que produzem leite. Temos muita terra, água, tecnologia e o consumo de leite vem crescendo entre as classes mais populares. É muito importante neste momento acreditarmos na atividade leiteira”, disse.

Dando continuidade à discussão, o médico veterinário e diretor da Rehagro Clóvis Corrêa ministrou a palestra “Leite: uma alternativa para agregar valor à terra”. Ele discorreu sobre o potencial da pecuária leiteira no Brasil e a importância da difusão de conhecimento no campo.

“Com tecnologia nacional não precisamos de desmatamento e podemos ter uma produção bastante competitiva. O aumento da produtividade é uma atividade necessária para gerar renda, aumentar a lucratividade e ampliar a representação da pecuária leiteira na economia nacional”, disse Correa.

O engenheiro agrônomo Leopoldo Antonio Pereira, proprietário da Fazendas Reunidas Antonio Carlos Pereira e Filho, falou sobre a eficiência na produção de Silagem. “A produção de leite depende de uma agricultura eficiente. A boa silagem é aquela que chega com qualidade na boca da vaca e para isso deve-se levar em conta o ponto e altura do corte, armazenagem e retirada da silagem”, explicou.

Os temas do workshop incluíram ainda Contagem de Células Somáticas como estratégia para controle de mastite bovina; fisiologia e controle farmacológico de vacas de alta produção em programas de IATF; nutrição e reprodução; disfunções reprodutivas em vacas de leite: fisiologia e alternativas de tratamento; estresse térmico: efeitos na qualidade oocitária e estratégias para minimizar seus efeitos; programas de TE e FIV em vacas de leite.

“Convidamos os principais nomes da pecuária leiteira, que analisaram as técnicas para otimizar o desempenho produtivo e reprodutivo do gado de leite, bem como metodologias que favorecem as melhores práticas na atividade”, disse José Ricardo Maio, diretor comercial da Ourofino.

O encontro reuniu mais de 300 pessoas de 16 estados.


Fonte: Ourofino Agronegócio














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r