Bom dia!
17/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 13h38m

Eventos > Outros

PI: Embrapa Meio-Norte faz 35 anos beneficiando milhares de pessoas



Teresina/PI

A Embrapa Meio-Norte chegou este mês aos 35 anos, cumprindo à risca a sua função: gerar e transferir tecnologias e conhecimentos científicos. Criada em 13 de junho de 1975, com a fusão do Centro Nacional de Pesquisa em Agricultura Irrigada e a Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual de Teresina, a instituição tem hoje um portfólio com 87 projetos, 60 atividades e 30 planos de ação atuando no Piauí, Maranhão, Paraíba, Tocantins e Mato Grosso. Milhares de pessoas são beneficiadas.

O trabalho é conduzido pelos núcleos temáticos de pesquisa em Agricultura Familiar, Apicultura e Meliponicultura, Aquicultura e Pesca, Culturas Agroindustriais, Produção Animal e Solo-Água-Clima. Para atuar efetivamente, os núcleos de pesquisas dispõem, em Teresina, dos laboratórios de Bromatologia, Biotecnologia – biologia molecular, Biotecnologia – cultura de tecidos, Controle da Qualidade de Produtos Apícolas, Entomologia, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Solo-Água-Planta e Sanidade Animal.

Na Unidade de Execução de Pesquisa no município de Parnaíba, estão instalados os laboratórios de Solo e Água, Ecologia de Artrópodes e Pequenos Vertebrados, Biotecnologia Aquática, Recursos Aquáticos, Patologia de Organismos Aquáticos, Sistemas de Produção Aqüicolas e Tecnologia do Pescado.

Além dos 400,97 hectares da sede da instituição no bairro Buenos Aires, na zona norte de Teresina, a Embrapa Meio-Norte mantém campos experimentais de pesquisa nos municípios de Parnaíba, Castelo do Piauí, Campo Maior, São João do Piauí e Alvorada do Gurguéia.

O portfólio de tecnologias e processos da Unidade também é amplo. São tecnologias em grãos, fruticultura, agroenergia, sistema de produção em agricultura familiar, bovinocultura leiteira e de corte, apicultura, meliponicultura, aqüicultura, pesca, pastagem, recursos hídricos, caprinos, ovinos e aves naturalizadas.

O efetivo profissional da Embrapa Meio-Norte se destaca pelo trabalho e o nível de formação. O quadro de empregados é formado por 60 pesquisadores, a maioria com doutorado; 31 analistas, com especialização e mestrado; e 190 assistentes.


A COMEMORAÇÃO

O trigésimo quinto aniversário da Unidade será comemorado nesta sexta-feira 18. Após a abertura pela Chefia Geral, às 8 horas, o pastor evangélico Besaleel Ferreira fará uma palestra. Em seguida, será celebrada uma missa pelo Padre Ranieri. Logo depois, os funcionários Justino Camelo Neto, Pedro Coelho de Deus, Rosivaldo Alves Mousinho, Milton José Cardoso, Francisco Rodrigues Freire Filho e José Lopes Ribeiro, que têm 35 anos de Embrapa, serão homenageados.

Ainda pela manhã, vai ser lançado o Canteiro de Ideias. A programação prevê ainda a entrega de brindes e um lanche. À tarde, partir das 14 horas, haverá uma sessão pipoca com a exibição de um filme. Às 16 horas, dois times formados por empregados da Unidade disputam uma partida de futebol.

O mais esperado acontecerá à noite, a partir das 19 horas, com a inauguração da sede da Associação dos Empregados da Embrapa – AEE, que foi completamente reformada. Haverá uma festa com quadrilha junina, barracas, música, comidas e bebidas típicas.


Fonte: Embrapa Meio-Norte














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r