Bom dia!
17/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 15h50m

Pesquisa > Arroz

SC: Epagri lança arroz com alta produtividade



Itajaí/SC

O lançamento oficial do arroz Satoru, para mais de 8 mil produtores de grãos, acontece na quinta-feira, 17 de junho, às 9h, na Estação Experimental de Itajaí, situada à Rodovia Antonio Heil, km 6, em Itajaí, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Enori Barbieri, dos presidentes da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira, da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, do Sindicato das Indústrias do Arroz de SC (Sindarroz/SC), Jaime Franzner, da Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado (Acapsa), Maurício Mondo, pesquisadores, extensionistas e produtores.

“O arroz é o cereal mais consumido no mundo, alimento-base de grande parte da população do globo e um dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros”, lembra o presidente da Epagri, Luiz Hessmann, o que explica o programa de melhoramento genético do arroz irrigado que vem sendo executado pela Epagri há mais de 30 anos e o desenvolvimento de 16 variedades de arroz pelos pesquisadores da Empresa.

O SCS 116 Satoru possui alta produtividade e qualidade industrial, sendo adequado aos processos de industrialização utilizados em SC, especialmente a parboilização. Também se destaca para o uso como arroz branco e atende as expectativas do consumidor brasileiro de arroz, conforme constatado por meio de testes de cozimento. A semente da nova cultivar pode ser adquirida junto aos produtores de sementes associados da Acapsa. A lista dos produtores pode ser conhecida por meio do site: www.acapsa.com.br

Segundo informações do pesquisador da Epagri de Itajaí, José Alberto Noldin, se nos primeiros três anos o Satoru for plantado em 30% da área de arroz de SC, 50 mil hectares, e a produtividade média nestas áreas aumentar em 5%, haveria um acréscimo na produção de 350 mil sacas de arroz o que, a preços de hoje representaria 9,8 milhões de reais de recursos injetados no setor produtivo.

Vale lembrar que em 1970 as produtividades catarinenses de arroz irrigado eram menores que 2t/hectare. Atualmente os agricultores contam com cultivares que sustentam uma média de produtividade no Estado em torno de 7t/ha, sendo que alguns rizicultores catarinenses tecnificados conseguem produtividades superiores a 12t/ha em um único cultivo. SC detém o segundo lugar no volume de produção de arroz irrigado no Brasil.

“Além do aumento de 370% na produtividade nos últimos 30 anos, houve melhoria expressiva da qualidade industrial e culinária do arroz catarinense”, afirma Noldin. Hoje as cultivares de arroz da Epagri, competem em igualdade de condições com o arroz produzido no Rio Grande do Sul, considerado até então como o melhor do Brasil.

Em Santa Catarina, o arroz é fonte de renda para mais de 12 mil famílias rurais e gera, entre a produção e beneficiamento, mais de 50 mil empregos diretos e indiretos movimentando aproximadamente um bilhão de reais a cada safra. O Estado de Santa Catarina é reconhecido, também, por produzir a melhor semente de arroz irrigado do Brasil.

No Brasil, a preferência é pelo arroz branco e soltinho após o cozimento mas, observa-se que o hábito de consumo do arroz integral vem sendo incorporado pela população, principalmente nos grandes centros. O arroz é fonte riquíssima em carboidratos (75 a 80% de sua composição) e contém as vitaminas tiamina, riboflavina e niacina. O integral é boa fonte de fibras - cerca de 3% de sua estrutura. O arroz parboilizado e o integral têm valor nutricional superior ao do arroz branco polido.

Novos produtos da Epagri/Ciram
Paralelamente ao lançamento do arroz Satoru, o chefe do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia da Epagri (Ciram), Sérgio Zampieri fará a apresentação dos novos produtos que serão disponibilizados no site http://ciram.epagri.sc.gov.br gratuitamente, com previsão para até dois dias de informações referentes a Santa Catarina sobre ocorrência de tempestade, de geada, temperatura mínima extrema e máxima extrema e o sistema de previsão de nível e vazão da bacia hidrográfica do rio Araranguá. “É mais informação para a população catarinense no site da Epagri/Ciram, que já tem mais de 10 milhões de acessos por ano”, afirma Zampieri.

PROGRAMAÇÃO

8h30 - Abertura

8h45 - Apresentação na Nova Cultivar - Moacir Schiocchet

9h15 - Homenagem ao Pesquisador - Satoru Yokoyama, representado pelos familiares - Rubens Marschalek e José Alberto Noldin

9h30 - Apresentação Projeto Ciram - Presidente da Epagri, Luiz Hessmann e Chefe da Epagri/Ciram, Sérgio Zampieri

10 h - Manisfestação das autoridades

10h30 - Encerramento


Fonte: Epagri














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r