Bom dia!
19/08
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 17h58m

Eventos > Feira

SP: escolhidos os grandes campeões Hereford e Braford da Feicorte 2010



São Paulo/SP

Novamente presente na capital paulista para consolidar a participação das raças padrão HB na Feicorte - Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) escolheu nesta quarta-feira (16) os melhores exemplares das duas raças.

A exposição, que soma pontos para o Ranking Nacional Hereford e Braford, na categoria argola, contou com a presença de 41 exemplares Hereford e Braford, que foram avaliados pelo médico veterinário e Técnico de Registros da ABHB nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, Walvonvitis Baes Rodrigues.

Witis, como é conhecido, apontou como Grande Campeão Hereford o touro São Fernando Tordo 7885, exposto pela Cabanha São Fernando, de Quaraí (RS), e como Reservado Grande Campeão o exemplar Topass Detento 32, da Cabanha Touro Passo, de Uruguaiana (RS). Entre as fêmeas da raça, a Grande Campeã foi Nova Aurora Anjo da Guarda 1851, das cabanhas Nova Aurora e Anjo da Guarda, também de Uruguaiana, e a Reservada Grande Campeã foi Topass Granadina 5, também exposta pela Cabanha Touro Passo.

Na raça Braford, onde a disputa foi bastante acirrada, o jurado apontou como Grande Campeã Santa Ana 38-7246, da Cabanha Santa Ana, de Uruguaiana, e como Reservada Grande Campeã ASP 38-7052 Lady SP 14 1047 Ori, da Agropecuária São Pedro, de Alegrete (RS). No machos, o grande campeonato ficou com São Miguel 38-9309 Taura, exposto pela Estância São Miguel de Uruguaiana, touro este que no ano passado sagrou-se Grande Campeão da Exposição Nacional da Raça Braford, em Alegrete, da Exposição do Congresso Mundial de Braford, em Uruguaiana, e ainda da Expointer, em Esteio (RS). Já o Reservado Campeão foi Santa Ana 38-8211, também da Cabanha Santa Ana.

De acordo com Witis, o julgamento dos exemplares Hereford foi um pouco mais fácil de conduzir, devido ao número não tão grande de animais em pista, ao contrário da avaliação dos exemplares Braford, onde ele destaca que encontrou animais excepcionais, desde a categoria terneiro até a sênior, todos dentro de padrão racial muito uniforme.

“Durante a avaliação, observei principalmente as características de produção dos animais, como comprimento, circunferência toráxica, desenvolvimento das peças musculares, trem posterior e posicionamento de quarto, enfim, todas as características de caraça aliadas a morfologia dos animais”, descreve o jurado das raças Hereford e Braford na Feicorte 2010, feira que se estende até o próximo dia 19 de junho no Centro dos Imigrantes, em São Paulo (SP).

Ainda nesta quarta-feira, logo após a entrega de prêmios aos grandes campeões das duas raças, acontece a segunda edição do Leilão Nova Geração Hereford & Braford, sob o comando do leiloeiro Cláudio Gaperini, da Nova Leilões, com início previsto para às 19h, no Tatersal 2.


Fonte: Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r