Boa noite!
11/12
 

Notícias

Voltar
Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 18h20m

Eventos > Seminário

DF: seminário faz balanço de cooperação técnica MDA e GTZ na região Nordeste



Brasília/DF

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento (SAF/MDA), Adoniram Sanches Peraci, participou da abertura do Seminário de Políticas Inovadoras para Acesso a Mercados e Integração Social da Agricultura Familiar no Nordeste, na manhã desta quarta-feira (16), em Brasília (DF). O objetivo do encontro é um balanço da atuação conjunta do MDA com a Cooperação Técnica Alemã GTZ.

Peraci destacou o importante “alinhamento da GTZ com as políticas, entendendo e contribuindo para a execução dos programas”. Ele ressaltou programas do Governo Federal em que a GTZ tem dado seu apoio como o do biodiesel, da Aquisição de Alimentos (PAA) e da Alimentação Escolar (PNAE), que permitem o acesso a novos mercados. “Está se redefinindo uma nova cara para o rural brasileiro”, disse.

O diretor da GTZ, Ulrich Krammenschneider, também participou da abertura. Para ele, o rural do Nordeste brasileiro passou por uma transformação nos últimos anos, saindo do tradicional e tornando-se contemporâneo. Ele também ressaltou a parceria GTZ e MDA para a contribuição do acessos dos agricultores familiares a mercados. “Procuramos contribuir para o desenvolvimento rural sustentável. Hoje, olhamos para o Nordeste com satisfação”, afirmou.

Oportunidades de mercado
A primeira palestra do seminário foi com o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos, que apresentou as políticas agrícolas e sua implantação no Nordeste, com ênfase nas oportunidades de mercado e os desafios. Campos destacou as ações do Governo Federal para o rural brasileiro como as políticas de crédito rural do Pronaf, os seguros de renda e clima, a Assistência Técnica e Extensão Rural e as políticas de acesso a mercados.

O seminário continua com os temas Parceria com o Setor Empresarial, Políticas Agrícolas, Acesso a Mercados e Desenvolvimento Local e O Olhar da Academia. Ao final, será apresentado o balaço dos cinco anos de cooperação da GTZ com o MDA.


Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r