Boa noite!
16/12
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 17 de junho de 2010 - 15h07m

Cursos > Outros

PB: técnicos da Emater fazem capacitação em projetos do PAA



João Pessoa/PB

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) que atuam no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) participaramm nesta quinta-feira (17) de mais um curso de capacitação sobre o acesso a ferramenta PPA/NET, aplicativo que facilita e descentraliza o preenchimento das propostas de participação dos agricultores familiares.

Com uma carga horária de 8 horas/aula, o curso, ministrado pelos técnicos Valdeci Rique Ferreira e Carmem Lúcia, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aconteceu na sede de Emater, localizada no km 13.3 da Estrada de Cabedelo. O objetivo foi orientar cerca de 40 extensionistas lotados na região administrativa de João Pessoa sobre todas as etapas de elaboração dos projetos do PAA por meio do preenchimento de planilhas via internet.

De acordo com a assessora estadual e articuladora da Rede Temática de Comercialização da Emater, Mércia Lucas, os cursos de capacitação estão acontecendo nas quinze regiões administrativas do Estado e estão favorecendo os extensionistas no apoio a comercialização dos produtos da agricultura familiar, por meio da inserção dos agricultores no mercado institucional.

Para Valdeci Rique, responsável pelo setor de programas institucionais da Conab, a importância dessas capacitações reside no apoio e orientação da Emater perante à associações para elaboração dos projetos do PAA. “Se não tiver uma instituição como a Emater, por exemplo, as organizações não têm estrutura para efetuar tais projetos”, disse.

Instalado na Paraíba em 2003, o PAA já beneficiou milhares de agricultores no Estado, principalmente com a modalidade Compra Antecipada Especial com Doação Simultânea (CAEAF), que tem por objetivos a garantia do direito humano à alimentação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e/ou insegurança alimentar; o fortalecimento da agricultura familiar; a geração de trabalho e renda no campo e a promoção do desenvolvimento local por meio do escoamento da produção para consumo, preferencialmente na região produtora.

Conforme Carlos Renato Bastos da gerência de operações e de suporte estratégico da Conab, no período entre 2009 e 2010, o programa atingiu 156 municípios na modalidade compra com doação simultânea, beneficiando diretamente 1.863 agricultores e 1.083 entidades beneficiárias, atingindo um total de 425.863 consumidores.


Fonte: Governo da Paraíba














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r