Bom dia!
17/12
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 17 de junho de 2010 - 15h12m

Pesquisa > Outros

RR: pesquisa testa extrato de timbó e óleo de nim como eficientes piolhicidas para galinhas caipiras



Boa Vista/RR

A presença de piolhos em galinhas coloniais, as populares galinhas caipiras, é muito comum nas criações. Especialmente quando as aves são criadas de forma semiextensiva, quando ficam soltas ao longo do dia e são presas em galpões no período da noite. Como resultado, os animais podem adoecer.

Os parasitas causam anemia, emagrecimento dos animais e, consequentemente, a diminuição da produção de carne e ovos. O pesquisador Paulo Sérgio de Matos, da Embrapa Roraima, testou três produtos naturais para avaliar o funcionamento deles como piolhicidas.

Em suas experiências, o pesquisador da Embrapa fez uso do extrato de timbó, do óleo de nim e do sal de cozinha. E aplicou cada produto, separadamente, em grupos distintos de galinhas. Após receber a aplicação, os animais foram observados durante sete dias. "Com esses produtos alternativos, verificamos a queda do número de piolhos em todos os casos, sendo o extrato de timbó e o óleo de nim os mais eficientes. Vale destacar que nenhum dos três se mostrou tóxico", informa Paulo Sérgio.

A utilização de piolhicidas alternativos, portanto, pode ser bem vantajosa em substituição aos remédios sintéticos tradicionalmente usados no controle desta parasitose. Não existem contraindicações ao piolhicida natural. Ao contrário dos remédios sintéticos, que, além de perigosos na hora da manipulação, apresentam um potencial efeito residual nos produtos de consumo humano (ovos e carne). Além disso, alguns produtos sintéticos nem sempre funcionam como deveriam, pois o uso contínuo leva ao desenvolvimento de resistência por parte dos parasitas.

Entorno de Boa Vista
O estudo que Paulo Sérgio de Matos realizou é resultado do Plano de Ação Integração de Pequenas Criações aos Cultivos, do projeto Tecnologias de Manejo Agroecológico em Pequenas Propriedades no Entorno de Boa Vista-Roraima. A partir dos resultados da pesquisa, Paulo Sérgio elaborou um comunicado técnico sobre o assunto que está disponível no site da Embrapa Roraima ( http://www.cpafrr.embrapa.br/embrapa/index.php/br/publicacoes/110-agricultura-familiar-e-indigena). O pesquisador também se coloca à disposição para mais informações pelo telefone ( 95 ) 4009-7129.


Fonte: Embrapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r