Boa noite!
19/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 17 de junho de 2010 - 16h14m

Eventos > Outros

BA: Dia Internacional do Cacau é comemorado na Bahia



Salvador/BA

O mundo inteiro comemora o Dia Internacional do Cacau no primeiro domingo de junho. A Bahia está celebrando a data nesta quinta-feira (17). Matéria-prima do chocolate, alimento consumido por brasileiros, europeus, americanos e africanos, o cacau tem produção mundial estimada para a safra 2009/2010 em 3,6 milhões de toneladas de amêndoas, cerca de 1% maior que a anterior. O Brasil deve alcançar mais de 190 mil toneladas, 5% acima do ano passado.

Como parte das atividades comemorativas, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) promove, hoje, em Itabuna/BA, o evento Desafios para a retomada da produção de cacau no Brasil. Durante o tradicional encontro, que reúne técnicos e produtores, serão repassadas as novas tecnologias desenvolvidas pela comissão e alinhadas as políticas públicas para o setor como fonte de subsídio para o Programa de Aceleração do Crescimento do Cacau (PAC Cacau). A programação inclui as premiações de Cacauicultor do Ano e Destaque da Agricultura Familiar, além do lançamento do Programa de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Produtoras de Cacau (Prodecau).

“Os convênios de cooperação técnica do Brasil com países africanos, como Costa do Marfim, República dos Camarões e Gana, demonstram a importância e o reconhecimento do trabalho de pesquisa para o desenvolvimento da cultura”, afirma o diretor-geral da Ceplac, Jay Wallace da Silva. Ele ressalta que o clone do cacau e o manejo integrado da lavoura são exemplos de tecnologias bem sucedidas e reconhecidas mundialmente.

Investimentos
A revitalização e diversificação da produção regional são algumas metas da Ceplac para 2010. As ações abrangem, ainda, o apoio tecnológico, crédito aos produtores para utilização de mudas de alto rendimento e tolerantes à vassoura-de-bruxa, além do estímulo à adoção de métodos de produção para melhorar a qualidade do cacau. Nas estratégias de fomento à cacauicultura, a comissão deve investir, aproximadamente, R$ 2,6 milhões neste ano.

Atualmente, o agronegócio do cacau envolve 47 mil propriedades agrícolas, em seis estados brasileiros, sendo quase 30 mil no sul da Bahia, maior produtor no País. De acordo com a Organização Internacional do Cacau (ICCO, sigla em inglês), o Brasil ocupa a sexta posição no ranking da produção mundial e detém cerca de 5% do mercado internacional. Os maiores concorrentes estão na África e os principais produtores são Costa do Marfim, Nigéria e Gana.


Fonte: Mapa














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r