Boa noite!
19/07
 

Notícias

Voltar
Quinta-feira, 17 de junho de 2010 - 17h14m

Eventos > Outros

RS: Irga comemora 70 anos de pesquisa e tecnologia



Cachoeirinha/RS

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizou hoje (17), atividades em comemoração alusiva aos 70 anos da Autarquia, na Estação Experimental do Arroz (EEA). A programação especial reuniu produtores, funcionários, conselheiros, ex-presidentes, deputados estaduais e federais, e representantes de entidades ligadas ao setor.

A governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius, esteve representada pelo secretário da Educação, Ervino Deon. “Este é um momento marcante para a orizicultura”. As palavras foram do presidente do Irga, Maurício Fischer, ao se referir sobre os importantes avanços de produtividade no Estado, por meio da difusão de pesquisa e tecnologia, além do apoio do Governo do Estado que atendeu uma série de investimentos em prol da lavoura de arroz.

O secretário da Educação, Ervino Deon, destacou a importância do Instituto. “O Irga é uma marca que está presente nos gaúchos, não só nos produtores, mas em todos os gaúchos. A pesquisa tão bem aplicada, o aumento de produtividade, o nível tecnológico e o salto de qualidade e o desenvolvimento de um produto nobre que é este cereal. A governadora abriu espaço para aplicar esta estrutura organizada, além da segurança que a Instituição transmite ao Governo e ao Estado através dos resultados, do conhecimento, e da visão de pesquisa, do futuro”, afirmou. Deon recebeu uma placa em homenagem à governadora Yeda Crusius, como forma de reconhecimento e apoio ao setor arrozeiro.

O chefe de gabinete da governadora, Ricardo Lied, também foi homenageado pela dedicação e apoio ao Instituto. De acordo com Lied, o Irga está mostrando nestes 70 anos a força que tem. “O respeito por uma Instituição deste nível que marca hoje uma trajetória de progresso”, destacou.

Entre os homenageados, o ex-secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado, recebeu a placa em agradecimento pelos serviços prestados ao Irga. Para Machado, o Instituto traz uma história de conquistas, de crescimento de produtividade. “Os investimentos realizados em pesquisa e infra-estrutura ajudaram a construir a grandeza e a riqueza deste Estado”, salientou.

Após as homenagens, a comemoração foi marcada com um ato solene, onde as autoridades fizeram o descerramento da placa de inauguração das obras. Entre as melhorias, destacam-se o cercado da EEA, a construção de muros de concreto, o calçamento da Estação, o depósito de combustível e lubrificantes e pista de lavagem, a construção do laboratório de Biotecnologia, casa de vegetação (Fundação IRGA), estrutura da pós colheita, prédio dos defensivos e salão de eventos.

Foi servido no almoço, arroz com marreco, paella campeira e risoto de camarão, além de arroz de leite e um bolo feito com farinha de arroz.


Fonte: Instituto Rio Grandense do Arroz














© Copyright 2018, Via Informação - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia e reprodução total ou parcial sem a citação da fonte.
Site desenvolvido por Grandes Idéias

Skype: paginarural

E-mail: paginarural@paginarural.com.br

h t t p : / / w w w . p a g i n a r u r a l . c o m . b r